Boa Vista

Mês de Março (Parte 2)

Durante o mês de março, os abrigos receberam a visita de várias organizações e órgãos governamentais, como as embaixadas dos Estados Unidos, e da Itália, a comitiva da União Europeia, a Instituição Marista de Ensino, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Cruz Vermelha Brasileira, o Rotary International, entre outros. Em geral, todos fazem uma visita ao escritório da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), localizado no centro de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.

Na primeira quinzena de março, a FFHI colaborou com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no cadastramento das pessoas que se encontravam instaladas em uma das grandes praças da cidade de Boa Vista, chamada Simon Bolívar, próxima da Rodoviária Internacional e da Polícia Federal. Foram cerca de 1.000 pessoas previamente cadastradas e encaminhadas à Polícia Federal para a obtenção do protocolo de refúgio ou residência provisória.

Sarampo

Devido ao surto de sarampo pelo qual passa o Estado de Roraima, foi recomendado, no dia 13 de março, que a equipe da FFHI realizasse um “bloqueio do sarampo”, por meio da vacinação de todos os participantes da missão.

O mês de março foi marcado pelo início da intervenção mais direta do Governo Federal no Estado de Roraima por meio da atuação efetiva das Forças Armadas, principalmente do Exército Brasileiro, mediante a “Operação Acolher”, projeto levado a cabo para acolher com dignidade e encaminhar, para interiorização, os migrantes venezuelanos que se encontram em estado de necessidade.

O projeto inclui ações de melhorias estruturais e operacionais em todas as unidades de acolhimento aos migrantes venezuelanos já existentes no Estado, bem como prevê a instalação de outras tantas unidades, de forma a suprir a demanda de albergamento para a população, que continua entrando diariamente pela fronteira do Brasil com a Venezuela em Pacaraima, bem como para os que hoje já se encontram em situação de rua.