Domingo, 18 de fevereiro

Primeiro contato com outra comunidade indígena

Parte do grupo missionário realizou uma primeira visita a outra comunidade da etnia Wichi, nas redondezas da cidade de Tartagal, na província de Salta, Argentina. Trata-se da El Mistol, segunda aldeia que é contatada no marco da Missão Confraternizar. Em conversa com o cacique ficou definida a presença de todo o grupo a partir da próxima terça-feira, afim de iniciar tarefas de apoio no local.

A comunidade vive da caça, pesca, coleta de frutos silvestres e conta com alguns animais como cabras, patos e galinhas. Aqui as chuvas ocasionaram sérios danos à estrutura do templo comunitário, provocando a queda das paredes.

Muro contra inundações

Enquanto isso, na comunidade Wichi Fwolit, prosseguiu-se com a construção do muro de proteção contra inundações. Houve uma escassa e tímida colaboração dos indígenas devido ao fato de ser domingo, dia de descanso.

Foram identificados muitos cachorros com sarna e iniciou-se uma busca de apoio dos grupos voluntários de proteção aos animais. Várias famílias indígenas mostraram seus cães enfermos e disseram que não sabiam como resolver a situação. O município ajuda com a vacinação anual gratuita contra a raiva.

Os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, continuaram recebendo doações e realizando a classificação das mesmas. Também prosseguiram com a pesquisa das necessidades de roupas e calçados na comunidade Fwolit. O cacique pediu que essas doações sejam entregues diretamente a cada família necessitada.

Segunda-feira, 19 de fevereiro

Combate à sarna e parasitas em cachorros e gatos

Compartilhou-se com toda a comunidade um desjejum preparado com achocolatado e 10 quilos de pães doados por um comerciante de Tartagal. O mesmo prometeu seguir doando produtos da padaria durante toda a semana.

Após quatro dias de trabalho, finalizou-se a construção do muro de proteção contra inundações, levantado com sacos de areia em torno do templo da comunidade, conforme o pedido do cacique, Modesto Rojas.

O grupo recebeu doações de medicamentos e vacinas contra parasitas e sarna. O lote foi enviado  pelo grupo de proteção animal Redmascotera, que ficou sensibilizado com as fotografias enviadas pelos missionários. Isso possibilitou que se pudesse prestar atenção, pela primeira vez, ao Reino Animal da comunidade Fwolit. Dezesseis cachorros e dois gatos foram assistidos com banhos e vacinas.

“Percebemos que muitos animais enfermos se aproximavam de nós pedindo socorro, a situação estava se tornando insustentável, a ponto de algumas crianças estarem sendo contagiadas com sarna. Então nos mobilizamos rapidamente, graças a Deus conseguimos essas doações que nos permitiram iniciar esta ação de emergência”, comentou Rosi Freitas, integrante do grupo em missão.

Enquanto os animais eram vacinados, várias mães se aproximaram dos missionários para solicitar remédios contra piolhos. Pela tarde, conseguiram vinagre e pentes para ajudar nesse problema.

Também foram distribuídas fraldas e leite doados pelos grupos da Rede-Luz Argentina.

Todos aqueles que sintam colaborar com a Missão Confraternizar podem obter mais informações clicando aqui.