O maior serviço prestado até agora pela Missão Chaco ao Reino Animal ocorreu em dezembro passado, durante o 8º Encontro de Serviço com as  Comunidades Aborígenes do Chaco. Em dois dias, os participantes ajudaram mais de 450 cães, muitos deles com sarna, carrapatos e diferentes quadros de  desnutrição. Os voluntários desinfectaram feridas e ofereceram tratamento antiparasitário e alimentos.

Forte impacto

“Nessa ocasião, fomos fortemente impactados pelo número de cães famintos e doentes que encontramos, que nos levaram a pedir ajuda do Alto. Antes de cada tarefa nos confiamos ao Universo e pedimos a intercessão e a ajuda de São José”, descreveu Guillermo, membro do grupo Rede-Luz de Chaco e focalizador do serviço ao Reino Animal. A tarefa foi bastante difícil porque, além de servir a um grande número de animais em situação precária, a atividade prolongou-se por várias horas em um ambiente muito quente.

Leo, um voluntário de Posadas, Argentina, que fazia parte do grupo de assistência animal, destacou o sentimento de gratidão dos povos indígenas refletidos na atitude de um deles que, montando em sua bicicleta, não se cansou de se aproximar do grupo, oferecendo diversas vezes água para beber, enquanto atravessava as ruas quentes de Cacique Pelayo, ajudando aos cães.

A experiência missionária foi desenvolvida de 8 a 10 de dezembro em duas comunidades indígenas da etnia Qom, na província de Chaco, Argentina. Participaram 50 voluntários, muitos deles pela primeira vez. Eles eram membros da Rede-Luz Argentina, da Comunidade-Luz da Irmandade, da Ordem Graça Misericórdia e colaboradores de diferentes cidades do Chaco e outras cidades argentinas como Corrientes, Paso de los Libres, Córdoba, Villa Giardino, Posadas, Formosa, Tucumán, San Luis, Bahía Blanca, Buenos Aires, General Roca e Neuquén. Voluntários do Brasil também participaram.

Mulheres e crianças

Além de atuar com o Reino Animal, a Missão Chaco ajudou as crianças e as mulheres das duas comunidades assistidas: uma no bairro Cacique Pelayo, na localidade de Fontana e outra em Margarita Belén. Em ambos os locais foram organizadas oficinas de saúde bucal e escovação de dentes, lavagem e corte de cabelos, remoção de piolhos e banhos de bebês. Também teve pintura artística nos rostos das crianças, pintura de mandalas, desenho e pintura, origami, música, atividades recreativas e artesanato.

Doações de alimentos, roupas, sapatos, lençóis, toalhas, fraldas para bebês, brinquedos, escovas de dentes, entre outros produtos, também foram distribuídos. No bairro de Cacique Pelayo, uma doação foi feita para o Posto de Saúde. Também foram visitadas muitas famílias em extrema pobreza, que foram atendidas com produtos de primeira necessidade. No final de cada dia, houve uma apresentação de fantoches, que foi ruidosamente festejada pela platéia infantil de ambas as comunidades Qom.

Para Sofía, voluntária vinda de Córdoba e atuando pela primeira vez na Missão, o aspecto mais significativo e enriquecedor foi se sentir parte de um grupo solidário e ver como pequenas ações realizadas por todos, de forma harmoniosa, podem ter um grande impacto positivo.

Próxima reunião

A Missão Chaco foi realizada pela primeira vez entre 26 de janeiro a 8 de fevereiro de 2016, em cumprimento ao um pedido da Virgem Maria transmitida em mensagem de 20 de dezembro de 2015, por meio de Frei Elías del Sagrado Corazón, monge vidente da Ordem Graça Misericórdia. Em maio de 2016, tornou-se uma Missão Permanente e desde então realizou encontros regulares. O nono encontro ocorrerá no próximo mês de fevereiro, de sábado dia 10, a segunda-feira 12.

A Missão Chaco faz parte da Campanha “Missão junto aos Povos Indígenas” da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Os interessados em fazer parte desta escola de amor ao próximo podem entrar em contato com a Rede-Luz Argentina / Região Norte, pelo email: redluzargentina.norte@fraterinternacional.org