aurora-servico-inundacao01No último dia 25 de dezembro, Dia de Natal, cerca de 70 pessoas da Comunidade-Luz Fraternidade, também conhecida como Casa Redención e da Rede-Luz Uruguai se mobilizaram em uma situação de emergência para socorrer as vítimas desabrigadas pelas enchentes na região de Salto, Uruguai . Nesta tragédia, mais de 2500 pessoas ficaram desabrigadas devido a inundações.

aurora-servico-inundacao02O trabalho começou às 8 horas da manhã, quando cerca de 45 pessoas se reuniram em Casa Redención para organizar a ação. Dez veículos foram utilizados para o transporte do grupo e dos materiais destinados aos desabrigados: produtos de limpeza, alimentos e roupas. Na entrada de Salto, mais pessoas e veículos se juntaram ao grupo e todos seguiram em direção ao Corpo de Bombeiros da cidade, onde estava instalado o Comitê de Emergência para o auxílio aos desabrigados.

aurora-servico-inundacao06Logo o grupo foi mobilizado e dividido para socorrer as vítimas em 2 locais da cidade utilizados para receber os desabrigados. No Clube de Futebol Bernasconi, o grupo encontrou 20 famílias desabrigadas e cerca de 25 crianças. Rapidamente o grupo se organizou para colaborar no trabalho de limpeza e harmonização em diferentes setores do clube. Foi feita a limpeza de banheiros e coleta de lixo dentro e ao redor do clube, reparos em chuveiros, sistema de esgoto e nos telhados, onde havia infiltração de água e humidade. Foi percebida também a necessidade de conversar e compartir com os desabrigados aquele difícil momento por que passavam. Outros membros do grupo ficaram com as crianças, participando de brincadeiras, aprendendo canções e jogando futebol durante todo o tempo. Em certo momento, as crianças ficaram muito felizes ao receberem presentes doados por um outro grupo de ajuda.

aurora-servico-inundacao07No final da tarefa, todo o grupo se reuniu e junto aos desabrigados, foram feitas orações para fortalecer a Fé e a esperança em Deus. “Encontramos famílias de diferentes classes sociais, econômicas e culturais que compartiam da mesma situação de emergência. Algumas compreendiam com maior serenidade a necessidade de manterem-se na Fé e de aprender a superar a situação, enquanto outras se sentiam mais desamparadas.”, relata Frei Agustín de Sión, um dos membros da Ordem Graça Misericórdia que participaram da tarefa de serviço junto aos desabrigados.

aurora-servico-inundacao09