Desde 06 de maio de 2020, o grupo jovem de Pirassununga, São Paulo, está atuando na entrega diária de marmitas no período do almoço a comunidades de baixa renda que foram afetadas pela pandemia.

Essa campanha de doação de alimentos está sendo desenvolvida pela rede de escolas SESI em mais de 100 cidades do estado de São Paulo. A logística das doações é construída com a colaboração de redes locais de voluntariado e parcerias com secretarias sociais municipais. No caso de Pirassununga, as ONGs Grupo de Voluntários de Combate ao Câncer (GVCC) e Associação Sócio Ambiental Sementes do Amanhã (ASA2) ficaram responsáveis pela distribuição.

De acordo com Renato Goshima, focalizador do Grupo Jovem Região São Carlos, “o convite para esta tarefa tomou o grupo de surpresa, mas os jovens aceitaram a proposta com muita alegria”.

A tarefa foi tomando novas proporções e agora são realizadas entregas de 900 marmitas no bairro Santa Fé, 1800 marmitas no bairro São Pedro e 100 marmitas no bairro Itupeva, no município de Pirassununga. Um grupo de 7 a 8 pessoas também atua na Igreja São Pedro e lá trabalha, de segunda a sábado, até que o último da fila seja atendido.

Buscando servir com o máximo de cuidado, o grupo utiliza com rigor os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. Luvas, duas máscaras, toucas e muito álcool gel fazem parte do kit diário de trabalho. As roupas, adequadas para esse tipo de ação, são lavadas diariamente e expostas ao sol, assim como os calçados são reservados e não são levados para dentro das casas.

Goshima ressalta que “os jovens sentiram a graça de poder servir nesses tempos tão críticos e, apesar da exigência da tarefa, não hesitaram em reorganizar suas rotinas de forma que pudessem estar disponíveis todos os dias para trabalhar. As prioridades pessoais foram perdendo força à medida que a alegria e a vontade de fazer melhor a cada dia se expandiam na consciência”.