A Juventude Missionária Pela Paz segue semeando o espírito de serviço grupal abnegado na Argentina. Até o momento, foram organizadas cinco vivências missionárias em Buenos Aires e quatro em Córdoba.

O entusiasmo por participar se renova em cada encontro e trás novos voluntários, que de acordo com seus testemunhos, finalizam a experiência com muita alegria e profunda gratidão no coração pela oportunidade de servir.

Ação ecológica

Na última atividade desenvolvida na província de Buenos Aires, os participantes dedicaram a tarde do sábado, 09 de fevereiro a unir esforços com outros voluntários do movimento social “Vamos fazê-lo, Argentina”, para limpar um trecho da costa do Rio da Plata, em frente à cidade de San Isidro. Recolheram residuos sólidos, como plásticos, alumínios, vidros, etc.

“Me impactou a quantidade de lixo, mas ao mesmo tempo eu estava feliz ao ver tantas pessoas, sobretudo muitos jovens, de distintas organizações, unidos e super ativos; me deixou um sentimento de esperança”, comentou Constanza Bibolini.

Passei pela experiencia de sentir-me tão pequena porque era tanto o que precisava ser limpo, que por momentos, parecia que não tinha sentido, mas sabemos que sim, o tem demonstrar que queremos outra coisa”, afirmou Griselda Tortella, que esteve com uma filha e uma sobrinha.

“Sabemos que está tudo contaminado, mas quando começamos a limpar, começamos a tomar consciência plena do que realmente acontece”, disse por sua vez Carlos Carambia.

No domingo, dia 10, o grupo passou o dia colaborando no Paraíso dos Animais, um refúgio localizado na cidade de General Rodríguez.

Alimentação consciente

Dias antes, entre os dias 25 e 27 de janeiro, o grupo jovem de Buenos Aires viveu o quarto encontro da Juventude Missionária pela Paz.

No primeiro dia foi organizada a segunda oficina de alimentação consciente, a qual foi aberta a todos os interessados e trouxe várias pessoas novas. Teve uma dinâmica bastante participativa e vários dos presentes contribuíram com informações que enriqueceram o conteúdo do evento.

No sábado, dia 26, o grupo mudou-se para o “Hogar Don de María” das Missionárias da Caridade, em Beccar, zona norte da grande Buenos Aires. Ali, as irmãs têm duas frentes de serviço: uma casa feminina, para pessoas com deficiências física e mental, em situação de abandono e um restaurante comunitário masculino.

Na casa feminina fizeram companhia para as internas, ajudaram na limpeza, na preparação da comida e em vários reparos na casa.

No restaurante comunitário ajudaram na preparação da comida e na atenção aos usuários. Posteriormente, um dos voluntários reparou duas cozinhas e um fogão.

No domingo, dia 27, houve uma visita aos avós do geriátrico San Jorge, em Lanús, onde foi compartilhado o desjejum e algumas atividades físicas moderadas, como ioga em cadeira.

A juventude em Córdoba

Em Córdoba, as últimas jornadas foram dedicadas ao Reino Animal. Foram realizadas nos finais de semana de 15/16 de dezembro de 2018 e de 16/17 de fevereiro de 2019. Em ambas as ocasiões, o primeiro dia transcorreu no refúgio canino municipal “Revivir”, localizado em Villa Allende (20 km ao noroeste da cidade de Córdoba), enquanto que o segundo, no refúgio equino Fundação “Sin estribos”, em Río Ceballos (33 km ao noroeste da capital provincial).

Nos dois eventos se reuniram membros da Rede-Luz Missionária Planetária, da Rede-Luz da Comunidade-Luz da Irmandade e da Ordem Graça Misericórdia.

No canil, que alberga mais de 200 cães abandonados, a tarefa consistiu em limpar e melhorar a infraestrutura existente, capinar a entrada do local e levar os animais para passear.

No refúgio “Sin estribos”, espaço que resgata e reabilita cavalos maltratados e abandonados, realizaram a limpeza dos estábulos, coleta de composto, capina e armazenamento de fardos de palha. Na vivência de fevereiro, os jovens aprofundaram o contato com os animais, já que pela primeira vez eles puderam leva-los para uma caminhada até um rio próximo e aprenderam a curar algumas feridas.

Para mais informações sobre as Vivências da Juventude Missionária pela Paz, tanto em Buenos Aires como em Córdoba, você pode entrar em contato com o e-mail:

mision.humanitaria.argentina@gmail.com