A Juventude Missionária pela Paz do Uruguai realizou seu quinto encontro de serviço, no âmbito da Campanha da Juventude pela Paz, inciativa que conta com o apoio da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). A atividade foi realizada no fim de semana de 8 e 9 de dezembro de 2018, em duas localidades do departamento (Estado) de Canelones: Ciudad de la Costa e Joaquín Suaréz.

No primeiro dia, uma dezena de voluntários, entre jovens e membros da Rede-Luz do Uruguai, se reuniram no Centro Ocupacional para Pessoas com Deficiência “Juntos por um Sonho”, para dar continuidade às tarefas de manutenção do local.

Pintura de cerca no abrigo de animais

Neste espaço, localizado no bairro Solymar da Ciudad de la Costa, a 26 quilômetros ao nordeste de Montevidéu, foram envernizadas portas e postes da estrutura externa.

Em uma área, onde os jovens tinham limpado anteriormente, já funcionava uma horta e foram realizadas palestras sobre esse tema.

Fiorella Tricotti, uma das jovens que já participou em várias edições, comenta: “Ao fazer um trabalho sustentado, me sinto parte do projeto, o envolvimento é maior; os responsáveis nos contam as necessidades e assim é possível ver como o apoio, o serviço que oferecemos, também abrem portas para que se concretizem outras coisas”.

Reino Animal

Colocação de malha de sombra em um canil

O segundo dia do encontro missionário foi realizado  no abrigo de animais “LCA”, em Joaquín Suaréz, o qual, apesar de contar com poucos recursos e de requerer muita assistência, abriga cerca de 300 animais, entre cães, gatos, cavalos, porcos e ovelhas. Participaram jovens, alguns pela primeira vez, assim como membros da Rede-Luz do Uruguai.

Em meio a altas temperaturas, os voluntários colocaram as mãos à obra em todas as frentes que Alicia Torres, responsável pelo abrigo, foi indicando. Foram realizadas ações urgentes como a colocação de tecidos de malha para sombrear os canis. Apenas concluída a tarefa, os cachorros já buscaram proteção sob a cobertura.

Foram efetuadas também, outras melhorias como a pintura das cercas dos canis, a higienização de alguns cães e o reparo de cercas.

Juventude pela Paz

Rapidamente os cães aproveitaram seu teto novo

“Foi uma oportunidade muito valiosa para tomar consciência sobre a necessidade de servir ao Reino Animal e de deixar de lado a indiferença. Ver a situação tão de perto impacta, e às vezes preenche o coração em cada expressão de amor dos animais, que ainda que tão necessitados de assistência, não deixam de manifestar sua gratidão, por mínima que seja nossa colaboração”, expressou Virgínia Romero, uma das jovens que veio pela primeira vez.

Para Luisina Barrán, que também esteve pela primeira vez, resultou uma formosa experiência: “É uma sensação linda ver como há pessoas que dão seu total apoio, sem ter a intenção de receber nada em troca. Foi maravilhoso ser parte disso que te fez sentir assim”.

Contato com a Juventude Missionária pela Paz do Uruguai:

monteshasta33@gmail.com