formação sobre o Manual Esfera

Missionários da Fraternidade–Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) participaram de um ciclo de formação sobre o Manual Esfera para aprofundar seu conhecimento sobre as normas e os direitos essenciais nas atuações em respostas humanitárias, na sexta-feira, 13.

O evento ocorreu na capital colombiana, Bogotá, e foi organizado pelo GIFMM Nacional – Grupo Interagencial sobre Fluxos Migratórios Mistos, com o objetivo de ajudar na capacitação dos agentes humanitários que atuam na integração e desenvolvimento dos migrantes venezuelanos que estão na Colômbia.

formação sobre o Manual Esfera

A proposta foi apresentar aos participantes o que é o Manual Esfera, seu histórico, seus princípios e código de conduta e como podem ser usados no contexto atual. Este manual apresenta normas e protocolos éticos, técnicos e humanitários em nível Internacional, para qualquer resposta a catástrofes e crises que ocorram em qualquer parte do mundo.

A monja missionária da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional(FFHI), Ir. María del Calvário, conta que no âmbito da resposta humanitária a capacitação dos atores atuantes é essencial para uma intervenção cada vez mais exitosa.

Em nota, ela acrescenta que “atuar em contextos tão delicados e muitas vezes instáveis exige conhecimento técnico, capacidade de análise e respostas rápida, cruciais para aliviar o sofrimento dos seres humanos que estão passando por situações de crise,” conclui.

formação sobre o Manual Esfera

Outras organizações internacionais também participaram da capacitação, como Bethany e Conselho Norueguês para Refugiados (NRC). No total, 20 pessoas estiveram presentes.

Angélica Pina, representante do Conselho Norueguês para Refugiados diz que “é fundamental que as pessoas que atuam diretamente em situações de conflitos na assistência humanitária possam entender da melhor forma os princípios do Manual Esfera, para que o mesmo possa ser aplicado com excelência nas comunidades vulneráveis.”

formação sobre o Manual Esfera

Clicando aqui, você também poderá ter acesso ao Manual Esfera em PDF.

Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas na Missão Colômbia.