Sustentabilidade, redução da poluição e das taxas de carbono na atmosfera, aliadas à diminuição do valor da conta de luz.  Estes são alguns benefícios da energia solar. Por meio da instalação de placas fotovoltaicas, esta energia limpa foi implementada no Parque Francisco de Assis, em Lavras, Minas Gerais.

Ao todo são 33 placas fotovoltaicas – das quais sete são destinadas à alimentação da bomba do poço semiartesiano e funcionará continuamente, faça sol, faça chuva.  É o que explica o empresário João Carmona, do setor de Energia Renovável e sócio – fundador da empresa EuSouSolar, que atuou conjuntamente com seu sócio, Paulo Carvalho, e os engenheiros Roberto dos Passos Vidal e José Mário Costa neste valioso projeto.

A iniciativa foi da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), que através do Frei Luciano, gestor geral da instituição, em reunião com a equipe de administração do Parque, constatou a necessidade de buscar alternativas para minimizar os gastos com a energia elétrica da entidade. E foi assim que nasceu uma campanha junto à Rede-Luz, uma rede de servidores abnegados da Fraternidade – Humanitária (FFHI), solicitando doações para a colocação das placas. O chamamento teve uma resposta imediata, dando início em seguida às obras de implementação.

Uma das gestoras do Parque Francisco de Assis, Lenilce Resende Gomide, que atua como vice-presidente, comenta sobre os benefícios da instalação das placas: “vamos economizar mais de 90% de energia. A conta atual é de R$1.400 e com as placas cairá para cerca de R$100”. Sobre o trabalho da equipe de voluntários na colocação das placas, coordenada pelo engenheiro João Carmona, Lenilce, com profunda gratidão, diz: “são quatro anjos que estão iluminando o Parque!”

Parque Francisco de Assis

O Parque Francisco de Assis foi fundado em 2010 às margens da BR 265, km 341, em Lavras, Minas Gerais (Brasil). Desde a sua criação, esta instituição sem fins lucrativos, mantida por doações e trabalho voluntário, atua para proteger animais e preservar o meio ambiente, por meio de programas de educação e prestação contínua de serviços.

Construído a partir dos escombros de um matadouro de bovinos e suínos, o canil do Parque Francisco de Assis, abriga em média 360 cães, que antes viviam abandonados nas ruas, doentes e maltratados, e que hoje são cuidados com muito afeto. O Parque promove também campanhas regulares de adoção para encontrar lares seguros e amorosos para os peludos.

Instalação de placas fotovoltaicas no Parque Francisco de Assis