O grupo Rede-Luz de Juiz de Fora, Minas Gerais, participou das atividades que foram realizadas na cidade mineira na “Semana Mundial do Brincar”, evento anual que é organizado pela “Aliança pela Infância” e que este ano aconteceu de 21 a 28 de maio.

Os membros da Rede-Luz Planetária coordenaram dois eventos: o “Circuito de Brincadeiras”e a oficina “Reinos da Natureza”. Do primeiro, desenvolvido em 25 de maio, participaram cerca de 30 menores, de 7 a 15 anos de idade, do Instituto Profissional Don Orione, lugar onde foram desenvolvidas as atividades. Houve corrida do saco, bola de gude, brincadeira de pular corda e elástico, pião e barangandã. As crianças também tiveram a oportunidade de acessar a livros infanto-juvenis no Cantinho da Leitura.

“Foi o segundo encontro com brincadeiras que fizemos com as crianças e os adolescentes de Don Orione e temos percebido a construção de um vínculo positivo entre ambas as partes. Nestas atividades tentamos promover valores como o respeito mútuo, a cooperação e, sobretudo, a fraternidade”, disse Ademiro, um dos integrantes do grupo Rede-Luz de Juiz de Fora. O grupo já mantém um contato regular com o Instituto Don Orione desde o ano pasado, por meio de um serviço voluntário semanal.

Amar os Reinos

A oficina “Reinos da Natureza” foi realizada no domingo 28 de maio, pela manhã, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Consistiu de uma exposição de sementes, muitas delas doadas pela Comunidade-Luz Figueira, e contou com o apoio de fotos de ilustração. O espaço também ofereceu a oportunidade de semear ou de levar para casa mudas e sementes para cultivar. As mudas foram entregues em recipientes reciclados e harmoniosamente adornados com pedrinhas, conchas e outros elementos naturais, para mostrar uma forma de aproveitar o que habitualmente é descartado. No local foi feita a semeadura de cerca de 80 mudas e sementes.

“Nosso objetivo foi propiciar, de forma lúdica, a observação das sementes e o aprendizado de sua cultura, por meio de um pequeno ato de semear por parte das próprias crianças, em companhia de seus familiares, buscando incentivar uma relação mais amorosa entre todos os Reinos da Natureza”, comentou Margarita di Filippo, coordenadora do grupo Rede-Luz de Juiz de Fora. “Foi muito gratificante ver tantas crianças interessadas na proposta, realmente foi algo muito especial”, acrescentou.

A “Semana Mundial do Brincar”, iniciativa da Aliança pela Infância, é celebrada desde 2009 em diversas cidades do Brasil e de todo o mundo. O grupo Rede-Luz de Juiz de Fora participa desde 2014.

A Aliança pela Infância é um movimento que trabalha em rede com seus núcleos e com a sociedade civil organizada, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e articular os esforços em torno de causas relacionadas à infância. Está presente em Juiz de Fora desde 2007.