A voz dos estudantes da Comunidade-Luz Figueira agora também se fará sentir através de seu primeiro jornal, elaborado pelos alunos do ensino fundamental da Escola Viva Parque Tibetano (EPT), dessa comunidade, a qual está localizada na cidade de Carmo da Cachoeira, estado de Minas Gerais, Brasil. Assim ficou manifestado, quando no sábado, 13 de abril passado, a EPT, na mesma sede, lançou a primeira edição do jornal intitulado “Papo reto news”.

“A ideia de que os alunos publicassem um jornal surgiu durante a aula de língua portuguesa (produção de texto) para estimular a prática da expressão escrita, a criatividade e a assimilação dos conteúdos formais, que eles necessitavam adquirir dentro do campo literário e jornalístico. No transcurso desse primeiro bimestre, os textos foram apresentados em sala de aula, ocasiões em que também foi possível trabalhar a oratória”. É Esther (Juliana Pacífico), educadora, que está a cargo das aulas de português, quem comenta.

Um jornal que fala claro

Caio Pacífico do 9° ano, Aurora Mager, 7° ano e Matheus Borges do 6° ano são os alunos que estão iniciando este projeto e que nesta primeira edição tiveram a responsabilidade de criar os conteúdos. Entre os três decidiram o nome do jornal: Papo reto news”, com a certeza do grupo de que sempre será “um jornal que fala claro”.

Com sua pouca idade, mas com a clareza e o compromisso que a situação merecia, os três alunos, apoiados pela professora Esther, apresentaram o jornal a seus companheiros de escola, professores, familiares e amigos, no dia que denominaram de “Lançamento Especial”.

Seções de atualidades

O conteúdo apresentado nesta primeira edição mostra artigos muito atraentes, agradáveis e fáceis de digerir. Com a mesma espontaneidade e nitidez que foram escritos, apresentaram o jornal de maneira oral, captando a atenção dos ouvintes, tanto das crianças como dos adultos, no dia do lançamento.

O conteúdo do mesmo tem seções tais como: cultura e arte, retratando com humor, fazendo nossa parte, nosso mundo, hora do lanche, você sabia que…? Você pode obter neles textos interessantes desenvolvidos sob diversos títulos, como por exemplo: “Nós e o plástico”, “Mãe Natureza, só temos uma”, Economize água”.

Nas mesmas, os alunos, de acordo com as palavras de sua professora, “se esforçaram” para escrever apropriadamente e compartilhar, por meio de suas notas e artigos, suas impressões sobre o que é vivido no dia a dia, conseguindo configurar umas seções de atualidade, que valem a pena rever e com as quais, a partir de agora, se poderá contar bimestralmente em “Papo reto news”, o jornal.

Se deseja mais informações visite o site :

https://www.fraterinternacional.org/instrucao/