O Instituto Boa Vista de Música (IBVM), que promove atividades sociais e o ensino gratuito de música em Boa Vista, Roraima, está destinando 200 vagas a crianças e adolescentes indígenas venezuelanos refugiados nos abrigos Pintolândia e Nova Canaã, administrados pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) na cidade. No início de junho, a equipe da Fraternidade responsável pela área de educação nesses abrigos conseguiu fechar essa parceria e as primeiras aulas já foram realizadas nesta semana.

Dia 18, na primeira Oficina de Musicalização com o Professor Martins, os participantes puderam trabalhar ritmo, percepção musical e coordenação motora, explicam os coordenadores. E a aula foi aberta a todo o Abrigo Nova Canaã para que as famílias pudessem conhecer o projeto e experimentá-lo. No dia seguinte, crianças e adolescentes do Pintolândia tiveram aulas em uma das duas unidades do IBVM que funcionam próximo ao Abrigo.

O Instituto está oferecendo às crianças e adolescentes gratuitamente aulas de violão, flauta, entre outros instrumentos, mas em um primeiro momento o trabalho estará focado no ensino de ritmo e coordenação motora. A música é parte importante no processo educativo, especialmente para estabilização psicoemocional e fortalecimento de laços afetivos de confiança em situações de estresse.