Nas últimas semanas do ano de 2015, Núcleos-Luz e Associações de Serviço filiadas à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, realizaram encontros de confraternização com pessoas envolvidas no trabalho durante o ano.

criancas_teatroNo Núcleo-Luz de São Paulo, localizado no município de Carapicuíba, foi realizado um encontro no último dia 17 de dezembro com cerca de 60 crianças e voluntários colaboradores da Rede-Luz de São Paulo, Santo André e da Sagrada Casa Mãe Paulista. Entre as crianças estavam as da comunidade de Carapicuíba atendidas pelo núcleo e filhos de colaboradores. Todos participaram de apresentações do Coral e de uma peça de teatro sobre o Natal – O nascimento do menino Jesus. No final do encontro sete crianças foram selecionadas para gravarem em vídeo uma mensagem de Natal.

fila_confraternizacaoNa Casa Luz da Colina, que fica na cidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, a confraternização aconteceu no dia 20 de dezembro com os trabalhadores rurais da Comunidade-Luz Figueira, familiares, missionários e os responsáveis de cada área da Comunidade. Ao todo cerca de 120 pessoas preencheram os salões da casa, entre elas 17 crianças filhas de trabalhadores. Depois de participarem de um almoço coletivo, adultos e crianças assistiram a uma apresentação de fantoches feita pelos missionários. Em seguida foram entregues pacotes de brinquedos com o nome de cada criança. Os trabalhadores também receberam presentes e cestas montadas com produtos feitos na Comunidade-Luz Figueira.

Cristovam e netosCristovam Lima de Toledo trabalha há 15 anos na Comunidade Figueira. Começou como tratorista preparando terras e hoje apoia à coordenação dos plantios. Trouxe os dois netos para passar a tarde na Casa Luz da Colina, seu pai foi um dos primeiros trabalhadores da fazenda, onde ficou por 24 anos. “O tratamento que a gente recebe em Figueira é diferente, eles sabem cuidar da gente e respeitam nossa opinião”, diz Cristovam.

Antônio Dimas Gomes estava acompanhado da filha mais nova, Ana Júlia, de 3 anos. Antônio é funcionário da Comunidade há 14 anos. Iniciou carpindo a terra nos plantios da fazenda e hoje trabalha com o trator. “Figueira é um dos melhores lugares que trabalhei. Aqui tem mais amizade”, explicou.

criancas_arte-educacaoNa Casa Arte e Educação, unidade da Casa Luz da Colina, a confraternização foi feita no dia 23 com alunos, pais, professores e colaboradores da Comunidade-Luz Figueira. Participaram cerca de 80 alunos com idade de 7 à 14 anos.
A Casa Arte e Educação atende crianças da cidade de Carmo da Cachoeira oferecendo aulas de artesanato, tear, origami, música, inglês e reforço de matemática. O trabalho também é feito com as famílias dos alunos, com atendimentos de psicologia e saúde.

familia_arte_educacaoDurante a confraternização os alunos apresentaram músicas do Coral e participaram de orações. Nas salas de aula estavam expostos os trabalhos de tear e artesanato produzidos pelos alunos durante o ano.
Juliana da Silva Marcolino, olhava os trabalhos de artesanato e conversava com os professores, o filho José Otávio passa a manhã toda na escola. “É muito bom a gente poder conhecer quem está próximo dele. Depois de frequentar a escola ele melhorou muito, ficou mais calmo. Ele não tinha paciência.”, diz Juliana.
Para Maria Helena de Paiva, coordenadora da Arte e Educação, o encontro é um momento importante para todos os envolvidos na escola: “é uma forma de estarmos juntos, unidos para orar e agradecer por tudo que aconteceu durante o ano e pedir ajuda e proteção para que todos continuem unidos”.