Uma linda conjuntura musical surgiu na Comunidade-Luz da Irmandade, Córdoba, Argentina, de 19 a 21 de janeiro, onde se levou adiante um encontro de irmãos dedicados ao serviço pela música.

Contou-se com a presença de José Carlos Bago d’Uva (regente do Coral da Comunidade-Luz Flor de Lys, de Portugal), treze membros do coral da Rede-Luz de Buenos Aires e membros do coral da Comunidade-Luz da Irmandade.

Canto ao Castíssimo Coração

A primeira oferta do coral foi ensaiar o Hino a São José, recebendo de Ele Sua Bênção paternal para este encontro.

Foram compartilhados e trabalhados diferentes exercícios vocais e, ao finalizar o dia, foi oferecida a canção à Mãe Universal através da transmissão pelo canal de Orando pela Paz, em que, a pedido da Mãe Divina, há oração todos os sábados na Argentina, no Paraguai e no Uruguai.

A voz do coração

No segundo dia, depois de alongar e esquentar as vozes, o que é parte fundamental para o trabalho do coral, José Carlos compartilhou com o grupo diferentes exercícios didáticos para unificar as vozes, interpretar a essência das diferentes peças e reconhecer o potencial que existe em cada um dos integrantes do coral para colocá-lo logo a serviço da tarefa grupal.

 

Foram trabalhadas duas canções sob a direção de Juan José Callá (coral de Buenos Aires), e uma delas foi oferecida à noite na Oração pela Paz nas Nações para o México, a América Central e o Caribe. Sentiu-se fortemente que essa canção (Dona Nobis Pachem) foi ofertada com o coração, gerando uma harmonia muito especial, pela qual os irmãos do México agradeceram profundamente.

Oferta fraterna

Uma especial alegria inundou o trabalho do terceiro dia. Entre jogos musicais didáticos, canções e unidade grupal, um sorriso se desenhou no rosto de cada coralista, selando assim a certeza de que a música une, cura e colabora na elevação das almas e dos corações.

“Foi um encontro com muita alegria. Estivemos trabalhando praticamente todo o tempo com a música, com o som, mas também trabalhamos a irmandade, a fraternidade, tudo o que nossos corações sentem viver. Esse encontro marcou um antes de um depois em nós, em nosso trabalho de coral e em nosso trabalho como irmãos”, comenta Roxana Nogueira, membro do coral de Buenos Aires.

O encontro terminou com a comunhão ecumênica, louvando a Presença de Cristo, com as fervorosas vozes, que entoaram o cânon “Per Crucem”, ofertando assim ao Pai Criador a fraternidade vivida nestes dias.

“Sinto uma imensa gratidão primeiro ao Universo, por ter proporcionado esta oportunidade de sentir que não há fronteiras neste planeta, de que somos todos filhos do mesmo Pai, que somos parte de uma mesma fraternidade, que sente o Propósito do Único e para Ele trabalha com o serviço abnegado, neste caso pela música que ofertamos”, conclui José Carlos.