Deus dorme no mineral, sonha no vegetal, desperta no animal, torna-se autoconsciente no homem.”
(Pensamento oriental antigo)

No dia 18 de outubro de 2017 o Grupo Jovem de Belo Horizonte, vinculado ao Núcleo-Luz de Figueira Sagrado Céu, promoveu um encontro cujo tema “Uma visão espiritual sobre os Reinos da Natureza” atraiu muitos jovens e adultos para refletir a respeito dessa temática.

Aspectos ocultos dos Reinos da Natureza

O estudo aconteceu na Casa das Crianças, Núcleo de Serviço ligado ao Núcleo-Luz, e foi conduzido por um monge da Ordem Graça Misericórdia que expôs os aspectos ocultos dos Reinos da Natureza. Segundo Frei Thomas, um Reino é um setor da vida universal, etapa e campo da evolução. Nele a consciência desenvolve atributos e passa por aprendizagens. O Reino Humano corresponde ao consciente do planeta; os reinos infra-humanos (o animal, o vegetal e o mineral), ao seu subconsciente.

Durante a partilha foi dito também que dentro de uma perspectiva da evolução cósmica, o Reino Animal e os demais Reinos infra-humanos têm o humano como meta à qual, em algum lugar do cosmos, deverão chegar. Outra explicação importante foi a de que o grau de evolução da consciência nos Reinos revela-se pela exteriorização da sua luz interior. Por exemplo, no Reino Mineral, essa exteriorização origina pedras e metais preciosos e cristais. Ao passo que as plantas têm um grau muito elevado de absorção da energia do Sol e o seu crescimento em direção à luz revela sua natureza devocional e ascensional.

Intercomunicação com o Reino Animal

Além do estudo, houve a exibição do filme “Intercomunicação com o Reino Animal”, que mostra experiências de comunicação consciente entre seres humanos e animais. O filme relata várias situações em que Anna Breytenbach, uma “comunicadora animal”, conversa com diversas espécies animais, demonstrando a possibilidade desse tipo de contato e revelando o serviço que pode ser ofertado aos reinos através dessa habilidade de intercomunicação entre os seres.

Elevação e expansão da consciência

O encontro também serviu para a divulgação da Campanha da Juventude pela Paz, que tem como um de seus princípios a união com a essência da Natureza.

A instrução sobre os aspectos espirituais da Criação passada durante o estudo contribuiu para a geração de um movimento de elevação e expansão de consciência, propiciando às pessoas tornarem-se mais responsáveis acerca de seu papel dentro da corrente evolutiva. Como diz Trigueirinho no verbete “Reino Animal” do livro Glossário Esotérico, página 402: “O homem deveria ser, para o animal, o intermediário das emanações do Reino Espiritual.”

O verso da canção “Mensaje de los Reinos”, do CD Blanca Esencia (lançado pela Irdin Editora), representa bem a ideia do impulso manifestado no encontro:

“Somos um Reino no Amor / Somos todos um na Fonte Original.”