“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”
Com a recomendação de que a população #fiqueemcasa para conter o avanço do coronavírus, a busca por receitas aumentou consideravelmente em blogs e redes sociais, sobretudo receitas fáceis e práticas para quem não é tão familiarizado com as panelas. A hora agora é de pensar no próximo, no bem comum e de se manter recluso.
Irmã Maria del Verdún, monja da Ordem Graça Misericórdia, terapeuta holística e responsável pelo Setor de Elaboração de Alimentos (SEA) do Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos, traz uma receita rápida e de fácil preparo, rica em nutrientes e que, segundo ela, “pode substituir aquele pãozinho francês do qual podemos estar privados durante a quarentena”.
A receita sugerida pela monja possui ingredientes que ajudam a combater os radicais livres e fortalece o sistema imunológico.
“Quando estamos enfraquecidos, os radicais livres intensificam a sua atuação, debilitam nosso sistema imunológico e possibilitam o surgimento de doenças. Nesses tempos de pandemia, devemos nutrir nosso mundo interior para que nada, inclusive o alimento, seja fator de desequilíbrio”, adverte Irmã Maria del Verdún.
Vamos à receita: Chapati vegano
Ingredientes:
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 xícara (chá) de farinha de milho
2 colheres (sopa) de polvilho doce
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de cenoura ralada
3 colheres (sopa) de abobrinha ralada
6 folhas de ora-pro-nóbis picada (pode ser substituída por folhas escuras, como: couve, espinafre, mostarda, entre outras)
2 colheres (sopa) de salsa picada
Modo de preparo
Misture os ingredientes secos e acrescente água até formar uma massa grudenta.
Adicione os vegetais e o azeite de oliva.
Pode-se acrescentar mais água para deixar a massa numa consistência que possibilite formar os chapatis (não pode ser muito mole).
Unte e aqueça uma frigideira pequena (antiaderente). Espalhe a massa, cubra e deixe assar por alguns minutos. Vire do outro lado para dourar.
Rendimento: 5 porções
Saiba o valor nutritivo de cada ingrediente da receita:
Cereais: a aveia, o polvilho doce e a farinha de milho são antioxidantes, ricos em Selênio, Zinco, Ferro, Fósforo, Cobre e Potássio.
Ora-pro-nóbis: rico em proteínas e aminoácidos essenciais, fibras, Cálcio, Ferro e Fósforo. É considerado uma planta alimentícia não convencional, as chamadas PANC. O ora-pro-nóbis se tornou popular por ter sido descoberto como um superalimento com vários benefícios para a saúde. Para vegetarianos e veganos ele é uma excelente fonte de proteína, já que pode concentrar de 17 a 32% de proteína.
Abobrinha: fonte de vitaminas A, B1, B2, C, Fósforo, Cálcio e Potássio.
Cenoura: Betacaroteno, Fósforo, Potássio e vitaminas A, B2 e C.
Salsa: Ferro, Zinco, Vitamina C, Magnésio, Cálcio e fibras.
Azeite de Oliva: antioxidante, vitaminas A, D, K e E.