Missão Roraima Humanitária

Educação para tempos de emergência: Preparando professores refugiados para o futuro

A vivência em Pedagogia da Emergência realizada pela Fraternidade (FFHI) e desenvolvida pelo pedagogo e educador social Reinaldo Nascimento, pioneiro na implantação da Pedagogia da Emergência no Brasil, ocorreu de 7 a 10 de março de 2019, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima – Roraima, contemplando principalmente professores e monitores venezuelanos que se encontram nos abrigos nas duas cidades, buscando prepará-los para atender aos jovens e crianças refugiadas.

As crianças impactadas exibem sintomas de medo, pânico, distúrbios do sono, problemas na alimentação, no relacionamento e desenvolvimento pessoal.

Nesse contexto, a Pedagogia de Emergência visa o treinamento para aqueles que vão educar jovens e crianças refugiadas venezuelanas, para que possam enfrentar as perdas emocionais e materiais sofridas e encarar o futuro depois do caos que fez com que cruzassem a fronteira.

Assista ao depoimento de Darwin Jesús, professor indígena venezuelano da etnia Warao.

Para mais informações sobre o Projeto de Educação desenvolvido pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional nos abrigos em Roraima, clique aqui.

Assista a mais vídeos sobre o Projeto O Bem Comum clicando aqui.

Só o Amor pode curar a dor!