Já naquela época preocupada com a degradação ambiental causada pelo exponencial crescimento econômico de alguns países e consequente aumento da exploração dos recursos da natureza em todo o Planeta, em 1975, no Encontro de Belgrado, antiga Iugoslávia, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 26 de janeiro como Dia Mundial da Educação Ambiental. A finalidade desta data comemorativa é fomentar uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, por meio da educação.

Duas das filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) desenvolvem um trabalho de educação formal para crianças e adolescentes, por meio de escolas reconhecidas pelo MEC (Ministério de Educação). É o caso da Comunidade-Luz Nova Terra, localizada nas montanhas da zona rural de Teresópolis (RJ), onde está sediada a Escola Viva Parque Tibetano; e da Casa Luz da Colina, na cidade de Carmo da Cachoeira (MG), que faz a gestão da Escola Parque Tibetano.

Ambas as escolas têm a Educação Ambiental como uma das bases de seu trabalho pedagógico, pautada no entendimento de que o homem e os demais reinos da natureza são parte de um mesmo organismo planetário. Ela está presente no currículo para todas as turmas, do jardim de infância ao 9º ano, além de ser fonte de inspiração para o ensino das diferentes disciplinas.

Considerando o momento histórico em que vivemos, em que a crise do clima já não pode mais ser negada ou escondida, pois os sinais estão presentes em todos os continentes e em todas as estações do ano, a reflexão sobre o meio ambiente tornou-se um assunto de extrema importância, não só no meio escolar, mas em todos os âmbitos da sociedade.

Por isso, formar cidadãos de um Planeta em crise desdobra-se em formar seres conscientes que possam atuar positivamente e colaborar no que seja possível para reverter esse quadro crítico, buscando um de futuro estável para as próximas gerações. Para este fim trabalham as Escolas Parque Tibetano, e unidas a este propósito estão todas as 25 filiadas da Fraternidade- Humanitária (FFHI).