Criado pela ONU, o Dia Internacional da Terra, comemorado em 22 de abril, nos traz a oportunidade de reafirmar nossa responsabilidade coletiva em promover a harmonia com a natureza e buscar caminhos mais sustentáveis que não ameacem a continuidade da vida no planeta.

Durante esta semana, o Portal da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) trará alguns exemplos de cuidado, respeito e convivência harmoniosa com os Reinos da Natureza praticados nas comunidades-luz.  Acompanhe!

Dia Intenacional da Terra - Comunidade-Luz Nova Terra

Um dos elementos sagrados que compõe a natureza é a terra. Elemento feminino, que acolhe o que nela repousa, transubstancia e recria para um novo ciclo, uma nova forma. Neste movimento cíclico da vida, a terra é veículo, é berço, é plataforma para toda a vida no planeta, que leva o seu nome não por acaso.

Na Comunidade-Luz Nova Terra, filiada à Fraternidade –  Humanitária  (FFHI), este sagrado elemento é reverenciado principalmente como a mãe de todo Reino Vegetal. Este que provê todo ar puro, o alimento, a cura, a harmonia e a beleza.

Dia Intenacional da Terra - Comunidade-Luz Nova Terra

Há cerca de 3 anos a terra tem sido participante ativo na vida cotidiana da comunidade, ganhando destaque nas reuniões grupais, decisões, tarefas, etc. Com a implantação do sistema agroflorestal em várias áreas, descobriu-se mais um aspecto deste elemento, que se mostrou vivo e sensível ao trabalho amoroso e dedicado do ser humano.

Atualmente são cultivadas e colhidas variedades tais como: mandioca, milho, trigo, amendoim, feijão, couve, cenoura, beterraba, repolho, yacon, banana, além de ervas medicinais, temperos, árvores frutíferas, flores, entre outas espécies, em um sistema que se autogere, sob o olhar cuidadoso do grupo, através de uma empreita ainda pequena e humilde, mas manisfestada com muito amor.

Dia Intenacional da Terra - Comunidade-Luz Nova Terra

Na Escola Viva Parque Tibetano a vivência com o elemento terra e o Reino Vegetal está incluída através das oficinas. Assim, desde pequenas, as crianças aprendem que os elementos da natureza podem, sim, ser nossos irmãos nesta caminhada evolutiva, e que muito colaboram para isto se nós também soubermos servir e colaborar com eles.

A terra tudo provê na sua abundância maternal e infinita. Que possamos cada vez mais descobrir as suas possibilidades e necessidades, agradecendo sempre este sagrado elemento.

Dia Intenacional da Terra - Comunidade-Luz Nova Terra

Obs: Fotos tiradas antes do período da pandemia