Ouça o áudio de Trigueirinho sobre o tema icone-audio

Escolhas

Sabemos que o ser humano, valendo-se do livre-arbítrio, costuma fazer escolhas considerando em especial suas próprias necessidades e desejos individuais. Em raros casos tem em vista a necessidade geral ou algum aspecto do plano evolutivo, divino. Devido a isso, cria mais débitos que créditos cármicos na vida e pouco equilibra esse estado de desarmonia, pois não é neutro a ponto de não continuar formando vínculos.

Neutralidade

Quem busca o caminho espiritual se dispõe à manifestação do bem, da verdade e da beleza no próprio ser e no universo. Contudo, a mais elevada expressão da harmonia na vida requer plena liberdade, a soltura de todos os laços que ligam a consciência à matéria, mesmo os positivos. Para isso, é necessário mais que boas ações equilibradoras de atos negativos: é preciso neutralidade ao agir.

Libertação

Na realidade, caminha-se para a verdadeira libertação não só praticando o bem e assim semeando futuro promissor, pois isso produz laços positivos. A libertação vem do desapego por tudo o que se faz, sente ou pensa. Embora essa condição marque uma adiantada etapa de desenvolvimento, há quem se esforce para alcançá-la, apesar de o meio ambiente em geral instigar o envolvimento emocional e mental com o que se passa dentro e fora das pessoas.

Estar no mundo sem ser do mundo

Quando a pessoa já não tem apego a nenhum ato, positivo ou negativo, pode transcender as ligações com os fatos e, portanto, com o seu destino. A recomendação de “estar no mundo sem ser do mundo”, feita por Jesus, sintetiza essa almejada situação.

A aranha cria seu universo sem se atar a ele, tece sua teia sem nela se enredar. Mas o homem, ao construir sua vida sobre a Terra, comumente mistura-se nela, apega-se ao que faz e cria. É como se estivesse preso em um aposento e uma pequenina vela fosse toda a luz de que dispõe. Vê de modo difuso e faz muitas experiências em sua tão querida prisão. Tece sua teia com pensamentos, sonhos, desejos e objetivos pessoais. Assim constrói a própria vida, mesmo não conseguindo ver o verdadeiro desenho desde sempre planejado para ela. Fica emaranhado nos fios: nada aprendeu com a aranha.

Mas, em dado momento, esse tecelão ouve dentro de si a ordem de destruir sua amada teia. É quando começa a treinar o desapego, a desatar os laços antigos e a evitar a criação de ligações supérfluas.

O desinteresse pelos resultados

Sempre que possível o destino apresenta ao ser tarefas altruístas, que não têm em mira apenas o lado material da vida. Essa oportunidade de desenvolvimento além do plano material, tão necessária para um indivíduo quanto para a humanidade inteira, permite um dos passos mais importantes para a libertação – o desinteresse pelos resultados da própria ação, o desapego, a plena doação de si – que nos tempos presentes tem amplas e especiais repercussões.

A vida deve pulsar cristalina

A vida sobre a Terra deve pulsar cristalina. Essência e forma devem unificar-se, sendo o homem o elo para essa unificação. A dor, presente na vida humana devido à trama das ações que devem ser equilibradas, não mais turvará os olhos dos que se entregarem a essa essência.

A Terra transforma-se com rapidez. Os que assumiram o compromisso de colaborar para essa transformação evolutiva descobrem em si a alegria de servir e de doar-se. O desapego encontra neles campo fecundo, pois os seres desapegados aprendem que a forma é efêmera e a essência, incorruptível.

Livro de Trigueirinho: Mensagens para sua transformação.
Capítulo: Desapego, a chave para a verdadeira liberdade (p. 35)
Áudio da Irdin: Conversas com Trigueirinho nº 141
Áudio completohttp://www.irdin.org.br/acervo/detalhes/3372
Tempo do áudio: de 29’11 até 32’16