Crianças e jovens da Comunidade-Luz Nova Terra – Núcleo de Serviço Crer-Sendo, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), participam de todo o processo de criação de um vídeo sobre dança em uma das diversas oficinas realizadas na Escola Viva Parque Tibetano.

Com a participação de cerca de trinta pessoas, a coreografia, o cântico, a iluminação, a filmagem e a edição, tudo foi realizado pelos próprios aprendizes, com o acompanhamento dos instrutores da escola.

Segundo Agnes Castelar Toledo, uma das participantes que atuou como instrutora de dança, um dos objetivos foi o de “demonstrar às crianças e aos jovens que com paciência, união, respeito, amor, pensamento e escolha, tudo pode ser criado e manifestado”.

Divididos entre dançarinos e operadores de câmera, de acordo com o interesse manifestado por cada um, os aprendizes foram realizando as tarefas e dando vida ao trabalho. Segundo Agnes: “através da arte da dança, usamos a ideia de movimento de cada um, e, todos nós juntos, fizemos a edição do áudio e da filmagem”

A coordenadora da Comunidade, Pama, lembra que “a Escola Viva Parque Tibetano é a formalização da educação na Comunidade-Luz Nova Terra, cuja missão é expressar a consciência pela convivência”.

A Dança como Expressão da Consciência pela Convivência

É com esse intuito que está fundamentada toda a estrutura de aprendizado da escola, inclusive nas diferentes oficinas oferecidas, e este audiovisual é um exemplo disso, o que está confirmado pelos relatos dos participantes.

Para Clarissa Castelar Toledo, a experiência de convivência trouxe clareza quanto à necessidade de desenvolvimento da paciência: “descobri que eu pego o passo rápido e os outros demoram um pouco mais, então é preciso aprender a ter paciência”.

A importância da união e da convivência aparece também no relato de Pedro Enrique Mariano: “ver a dedicação e a união de meus irmãos para criar algo novo, ver quanto crescemos e amadurecemos, foi muito importante”.

A Dança como Expressão da Consciência pela Convivência

O desenvolvimento de cada ser humano por meio da expressão da própria alma na convivência em grupo, preconizado por Pama, está bem demonstrado neste trabalho com a dança, que levou o grupo à criação do vídeo.

A expressão do grupo, o desenvolvimento de cada um, a convivência fraterna entre todos era o que estava sendo buscado, e Agnes deixa isso claro: “A intenção não era fazer somente uma tarefa de gravação de um vídeo, mas sim uma aula em que pudéssemos aprender e errar juntos.”

Demonstrando, ainda, consciência de todo o processo que um trabalho assim acaba por realizar nos envolvidos, a instrutora de dança consegue ver o crescimento também em si mesma e enfatiza que: “a oportunidade de manifestar esse vídeo, compartilhando com meus irmãos, foi muito boa, mudou meu ponto de vista sobre a arte, amadureci como ser humano e estou muito grata”.

A Dança como Expressão da Consciência pela Convivência

O resultado que esse grupo de aprendizes obteve pode ser sentido, percebido em cada detalhe deste vídeo, na composição das cenas, na expressão corporal, no ritmo, no envolvimento, nos olhares, no som, no canto, na união. Cada um colocando naturalmente sua presença, entregue, para manifestar a expressão do grupo, da vida.

Na avaliação final de Agnes, muita coisa positiva foi alcançada com esse trabalho: “muita alegria, união, acolhimento, criatividade e principalmente, respeito mútuo. Todos cresceram no debate, na forma de se colocar, dar opiniões, entrar em acordo, conversar abertamente”.

Para saber mais, visite o canal do YouTube do Núcleo de Serviço Crer-Sendo