A partir deste mês, o Parque Francisco de Assis é o lugar de prática de um curso livre de ecografia abdominal em pequenos animais, desenvolvido pelo Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no estado de Minas Gerais, Brasil.

A proposta busca capacitar médicos veterinários e estudantes de Medicina Veterinária do último ano da faculdade na realização de exames de ultrassom de abdômen em animais pequenos. Participam 16 profissionais e universitários provenientes de diversas cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Acre.

Trata-se da primeira experiência de formação desenvolvida de forma conjunta entre ambas as instituições, segundo informou Patricia Arriel, integrante da junta coordenadora do Parque Francisco de Assis. Em janeiro próximo serão definidos outros projetos a serem desenvolvidos durante 2018 como extensão universitária.

As práticas transcorreram das 9h às 16h.

O curso começou em outubro, tem uma duração de seis meses e durante os dois primeiros desenvolveu sua parte prática no próprio campus universitário, explicou Antonio Carlos Cunha Lacreta Jr., coordenador do departamento de Medicina Veterinária e responsável pelo evento de capacitação. Acrescentou que em seguida, as práticas se realizarão exclusivamente no Parque Francisco de Assis uma vez por mês. Na primeira prática efetuada no Parque, no último dia 9 de dezembro, sábado, foram utilizados quatro aparelhos de ultrassom e foram examinados 30 cães. Foram detectadas algumas anomalias, como neoplasias (tumores cancerígenos), hepatomegalia (crescimento anormal do fígado), esplenomegalia (aumento patológico do baço), hiperadrenocorticismo (tumores causados pela produção excessiva de hormônios nas suprarrenais) e granulomas (tumores inflamatórios) uterinos e ovarianos.

Alunos compartilharam um almoço vegetariano.

“Os alunos ficaram muito contentes com esta primeira experiência, tanto pela grande disponibilidade de animais quanto pela possibilidade de unir a prática acadêmica à ação social”, comentou o professor Lacreta. Por sua vez, Patrícia destacou a grande ajuda que representa a atividade para o Parque por permitir diagnosticar doenças para o seu adequado tratamento posterior.

O Parque Francisco de Assis é uma entidade sem fins lucrativos filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Criada em 2010 na cidade de Lavras para prestar serviços aos Reinos da Natureza, conta com um canil que alberga mais de 400 animais abandonados, os quais recebem todos os cuidados necessários em um local construído em meio a um frondoso bosque.