Porto de Santos

Pela terceira vez no mês de agosto, o Grupo da Rede-Luz Guarujá realizou coleta de doações nos terminais do Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo, Brasil. Desta vez o grupo foi contatado por funcionários de um dos terminais do Porto de Santos, para que retirassem as doações de alimentos. Eles fazem parte do programa do Ministério da Agricultura do Brasil que encaminha para entidades filantrópicas alimentos de qualidade denominados “Saldo de Amostras”.

A coleta, que aconteceu no dia 23 de agosto, foi de 235 quilos de frutas (peras, ameixas, nectarinas e pêssegos), além de temperos. Após o recebimento, a coordenadora do grupo, Rosi Freitas, entrou em contato com a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, e foi orientada a encaminhar a encomenda para o Núcleo de Serviço Crer-Sendo, associação filiada à Fraternidade e localizada na Comunidade-Luz Nova Terra, no município de Teresópolis, estado do Rio de Janeiro.

Alimentos para muitas pessoas

O Núcleo de Serviço Crer-Sendo é uma instituição que acolhe crianças, adolescentes e adultos e oferece cuidados e educação. Oitenta pessoas envolvidas diariamente no Núcleo de Serviço e na Comunidade-Luz são alimentadas, em sua grande parte, por doações. Cerca de 50 delas são crianças, todas chamadas de “filhos da Pama”, que é a coordenadora responsável pelos locais. Elas recebem educação de ensino fundamental em uma escola instalada no Núcleo de Serviço.

Partilha

Além de abrigo e educação, o Núcleo oferece atendimento ambulatorial veterinário e humano, e presta ajuda a toda a comunidade rural. “Nós partilhamos tudo que recebemos com todos que necessitam. Desde as doações de objetos, móveis, até as doações de alimentos e medicamentos. Nós temos um movimento mensal de aproximadamente 500 pessoas aqui da região, incluindo as do município de Friburgo. Elas são acompanhadas por nós em diversas necessidades”, disse Pama.

Casa do Amparo

 

As doações também serviram para alimentar a Casa do Amparo, prolongamento do Crer-Sendo na área urbana de Teresópolis. Ali são oferecidos acompanhamentos médicos e a distribuição mensal de alimentos para 30 famílias cadastradas, mais os casos esporádicos. Na Casa do Amparo vivem atualmente três bebês, duas crianças pequenas, duas meninas adolescentes e dois adultos.

Santuário dos Reinos

No Santuário dos Reinos, que também fica próximo ao Núcleo de Serviço, são três adultos e dois colaboradores que são alimentados com as doações recebidas pelo Crer-Sendo. O local é dedicado aos Reinos da Natureza, e acolhe hoje cerca de 600 animais. “Os animais da região, quando se machucam ou são picados por cobras, também são atendidos aqui. Inclusive já temos o soro antiofídico”, explica Pama.

Por alguns dias, as frutas vindas do Porto de Santos trouxeram muita alegria às crianças.

“Pude imaginar a alegria das crianças ao saborear cada espécie de fruta. Sabemos que muitas delas desconhecem essas frutas”, disse Rosi.

“Nosso desjejum hoje foi abençoado por Deus! Sempre ficamos sem frutas na quinta-feira e temos sempre que fazer salada de frutas para que todos possam comer. Hoje cada um pode comer uma, duas frutas inteiras! Nossa Mãe Divina sempre intercede por nós!”, disse Pama agradecida.

Informações:

secretaria@comunidadenovaterra.org