O setor Sementes da Comunidade-Luz Figueira participou da 8ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais. O evento ocorreu no dia 28 de julho de 2018, no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (Ifsuldeminas), no município de Inconfidentes (MG).

A programação contou com a participação do coral da Comunidade-Luz Figueira, que abriu o evento às 8h30 da manhã, apresentando três cânticos.

Na sequência, houve palestras sobre vários temas, entre eles: produção de sementes de hortaliças, manejo ecológico de solos e, espiritualidade com as sementes crioulas e orgânicas. Este último assunto foi desenvolvido por Frei Renato, monge da Ordem Graça Misericórdia e responsável pelo setor Sementes da Comunidade-Luz Figueira.

Além das palestras, foram ofertadas oficinas e visitas de campo à Casa de Sementes e ao setor de Agroecologia do Ifsuldeminas. Durante o evento também ocorreu a Feira de Sementes, onde os participantes tiveram a oportunidade de realizar a troca de sementes puras entre si.

Milho de 12 mil anos

Apresentação do coral de Figueira

Zara, residente da Comunidade-Luz Figueira, relatou que o grupo trouxe para a Comunidade-Luz sementes de uma variedade de milho de mais de 12 mil anos de antiguidade, conhecida como Dente de Burro, como também da variedade Maisena. Ambos os materiais foram trocados por sementes de cenoura. A delegação também trouxe sementes de guandu preto e mudas de batata Yacon, mandioquinha-salsa e araruta, que foram trocadas por sementes de amendoim.

O evento contou com a participação de cerca de 400 pessoas, entre elas produtores orgânicos da região.

Ana Clara: “O morango está gostoso demais”

Segundo Samantha Aggripino (Mira), produtora familiar do Sítio Karmel, zona rural de Carmo da Cachoeira (MG), o mais marcante foi encontrar tantas pessoas que têm um objetivo comum de proteger, multiplicar e ser guardiães das sementes crioulas. Ela participou do evento juntamente com o seu esposo, Marcos, e a sua filha, Ana Clara, de 4 anos.

“Eu fiz vários amigos e sinto que somos amigos mesmo, porque foram encontros que a gente sente que são encontros de almas, de pessoas muito queridas, que estão despertas para a importância da preservação das sementes originárias”, expressou Mira. Sua filinha confessou: “O que eu gostei mais na Festa das Sementes foi do milho azul e dos morangos. Eu amei! Eu comi muito morango e a gente trocou milho azul”.