Letícia Pimenta é colaboradora da Rede-Luz Mato Grosso, estado da região Centro-Oeste do Brasil. Durante cinco dias na semana, após deixar o expediente na empresa em que trabalha na cidade de Cuiabá, capital do estado, o destino não é a casa onde mora com o marido e filhos, mas uma das cinco instituições que apoia, uma em cada dia da semana.

Atividades na Rede-Luz

A colaboradora entrou na Rede-Luz em 2012, e participava de reuniões de oração com o grupo a cada 15 dias. Hoje os encontros de oração da Rede-Luz MT são feitos em sua casa com a participação de sete pessoas.

Serviço e ação abnegada

Em 2013 ela percebeu que só a oração não bastava, tinha que ter um projeto maior. Foi então que conheceu um projeto social de doação de sopa onde participou e colaborou por quatro anos, até que as atividades do programa foram encerradas. A partir daí ela resolveu criar seus próprios projetos de ações humanitárias.

Visitas as instituições

Atualmente 220 pessoas são atendidas pela colaboradora semanalmente em instituições com diferentes perfis, como asilos, orfanatos, e abrigos para crianças e adultos doentes. Nos locais que visita, distribui gestos de atenção e carinho, acompanhados sempre de um lanchinho que ela oferece (bolo, sorvete, geladinho). As crianças, os doentes e os idosos ficam extremamente felizes com sua dedicação, carinho e amor.

Agenda cheia

O começo da semana é dedicado ao Orfanato Projeto Nossa Casa, onde estão 14 adolescentes de dez a 14 anos de idade, que foram vítimas dos crimes praticados por seus pais.

Na terça-feira, a atividade é na Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT). No dia seguinte, Letícia participa da oração semanal com o grupo da Rede-Luz MT e depois segue para o abrigo municipal, onde faz uma palestra de autoajuda com base em impulsos bíblicos e das Mensagens de Maria, de Cristo e de São Jose. Ela também interage com as pessoas através de atividades recreativas.

O Asilo é visitado sempre às quintas-feiras. Momento de ouvir, levar carinho, dar abraços. A cada aperto de mão tem sempre uma afirmação: Paz de Cristo!

Na sexta-feira, a visita é na Casa da Mãe Joana, um abrigo para 14 pessoas vivendo com o HIV. Lá também estabelece um diálogo, apresenta os impulsos espirituais que já tinha levado no abrigo municipal e também finaliza o encontro com um lanchinho.

“Em todas essas entidades falta carinho, amor e atenção. As pessoas são abandonadas. Somente 5% dos atendidos recebem visitas de seus parentes, e os soropositivos são os mais marginalizados”, explica Letícia.

No final de semana ela prepara as palestras para a semana seguinte, sem repetir os impulsos já trabalhados. Todo o lanche oferecido é adquirido com seus recursos pessoais. Ela faz questão de reservar o valor de um salário mínimo para essas atividades.

“Com muita alegria e com muita gratidão que eu tenho a Deus. É uma alegria poder tirar sorrisos para Deus. O sorriso que eu tiro aqui de um doente, que não é fácil fazer um doente, um cego rir e ficar feliz, eu tiro para Deus”.

Participação em concurso

Recentemente Letícia participou de um concurso que está sendo feito para comemorar os 300 anos da cidade de Cuiabá. O objetivo é destacar atitudes de pessoas e projetos na área de cidadania, que se configuram em bons exemplos, despertando na população a importância dessas atitudes para uma convivência mais harmoniosa e respeitosa entre todos. De 400 pessoas inscritas, Letícia ficou entre as cinco finalistas, e participou de uma reportagem de TV que mostrou seu trabalho.

O resultado do concurso sairá no dia 19 de setembro.

 

Informações:

redeluzmatogrosso@fraterinternacional.org