Na manhã quente de 7 de novembro, um fluxo ordenado, silencioso e incomum de tutores com seus cães e gatos renovou os ares de uma pacata rua de Carmo da Cachoeira, sul de Minas Gerais, Brasil. Era o início do primeiro mutirão de castração da Casa Esperança, anunciando esperadas mudanças no cenário da proteção animal e da saúde pública da região.

Pouco a pouco, pequenos grupos ingressavam em uma casa pintada de verde claro, não por acaso a cor associada à cura e à esperança. Portando máscaras e mantendo o distanciamento social, as pessoas higienizam as mãos com álcool gel e eram recebidas com seus animais por atenciosos voluntários. Nesse ambiente de acolhimento fraterno, harmonia e respeito às normas sanitárias, todos podiam aguardar com tranquilidade e segurança até serem atendidos.

Os cães e gatos eram pesados e recebiam um pré-anestésico antes de serem levados à sala cirúrgica. Finalizada a intervenção, executada por uma experiente veterinária, amorosos assistentes os deitavam em cobertores e os monitoravam até acordarem.

Casa Esperança

Mas o que é a Casa Esperança, e o que torna seu trabalho especial?

A Casa Esperança é vinculada à Casa Luz da Colina, uma associação sem fins lucrativos, de natureza filantrópica e beneficente, filiada à Federação – Fraternidade Humanitária Internacional (FFHI). Tendo como principal objetivo o alívio do sofrimento, a instituição Casa Luz da Colina, atua há mais de dez anos no auxílio aos animais.

“Nossa tarefa com o Reino Animal, que será levada adiante e aprofundada com a abertura da Casa Esperança, é regida pelos princípios do amor, do voluntariado e do serviço abnegado. Esse trabalho, inteiramente mantido por contribuições espontâneas, tem como foco os animais de rua ou de famílias carentes de Carmo da Cachoeira e das cidades vizinhas”, explica Juan, um dos responsáveis pela Casa Esperança.

A Casa Esperança espera realizar, obtendo as colaborações necessárias, mutirões mensais de castração, atendimento veterinário e cirurgias ambulatoriais de forma gratuita e voluntária, seguindo o princípio espiritual da doação, que guia todas as atividades da Casa Luz da Colina e da Fraternidade – Humanitária (FFHI). Além disso, atuará na conscientização da população a respeito da adoção e da guarda responsável de animais.

Pelo fim do abandono

De acordo com a World Veterinary Association, há cerca de 200 milhões de cães abandonados do mundo. No Brasil, segundo um estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde em 2014, havia 30 milhões de animais abandonados, dos quais 20 milhões eram cães e 10 milhões eram gatos.

Duas são as causas determinantes para esse quadro desolador: a reprodução indesejada devido à falta de políticas públicas de controle ético da população animal e o abandono por parte dos tutores.

Infelizmente, com a pandemia, o número de animais doméstico rejeitados aumentou ainda mais, conforme atestam o Conselho Federal de Medicina Veterinária e organizações não governamentais.

No país, o abandono de animais é um crime de maus-tratos, tipificado no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Apesar disso, na maioria dos casos, esse ato acaba impune.

Diante dessa conjuntura, para que o número de animais andarilhos não continue crescendo exponencialmente, é necessário que haja mais investimentos públicos em esterilização e campanhas socioeducativas.

Amor e prevenção

Uma cadela e sua descendência podem gerar até 67 mil cães em cinco anos. Assim, ao esterilizar 30 cadelas ao mês, em um ano terá sido possível prevenir o nascimento de 24.120.000 caninos errantes, evitando que essa potencial população de seres indefesos e inocentes sofra fome, sede, frio, doenças, medo, maus-tratos, acidentes e indiferença nas ruas.

Ao agir na raiz desses problemas, a expectativa é que Casa Esperança seja uma nova força propulsora para semear na consciência da comunidade o amor e o respeito ao Reino Animal e para mudar o destino de inumeráveis peludos de quatro patas.

Para mais informações, entre em contato: secretariareinos@casaluzdacolina.org.br