casa-esperanca-castracao-07-09-2016_03A Casa Esperança, unidade da Casa Luz da Colina dedicada à assistência ao Reino Animal, realizou outra jornada de castração gratuita no dia 7 de setembro. Foram atendidos animais das cidades de Carmo da Cachoeira, Três Corações e Varginha, todas do estado de Minas Gerais, Brasil. Desta vez a prioridade ficou com os  gatos, pois muitas fêmeas estão passando por um período de cio, fenômeno mais frequente durante a primavera.

casa-esperanca-castracao-07-09-2016_05Foram operados 27 animais: 8 gatas, 3 gatos, 2 cães e 14 cadelas. Quatro animais vieram das cidades de Três Corações e dois de Varginha. Uma das cadelas atendidas foi resgatada do lixão de Carmo da Cachoeira, local onde frequentemente muitos cães são abandonados.
Em outra sala, um cão que permaneceu internado numa clínica veterinária por várias semanas após ser abandonado com uma fratura na coluna vertebral e uma ferida profunda na coxa, recebia procedimentos terapêuticos. O animal, ainda sem movimentos nas patas traseiras, foi enviado ao Sítio dos Reinos da Casa Luz da Colina, onde continuará sua recuperação. Também foram atendidos outros sete cães com diversos problemas clínicos.

casa-esperanca-castracao-07-09-2016_02As cirurgias estiveram a cargo do cirurgião veterinário Roberto Melado e sua equipe, integrada por seus filhos Reinaldo e Fernando Melado, e pelo veterinário Guilherme Papini, todos de Belo Horizonte, Minas Gerais. Também colaboraram nas tarefas de apoio outras quatro voluntárias. O serviço aconteceu das 9:00h da manhã até as 2:30h da tarde.

“A castração contribui com muitos benefícios e eleva as condições de vida tanto dos gatos como dos cães. No caso das fêmeas, diminui o risco de contrair câncer de mama, evita infecções uterinas graves e gravidez não desejada, reduzindo a quantidade de animais abandonados e maus-tratos. Nos machos, evita as fugas que podem levar a acidentes e brigas com outros machos, reduz a demarcação de território, evita câncer de testículos e problemas de próstata”, explicou Tatiana Ferreira Figueiredo, coordenadora do serviço de castração da Casa Esperança.

casa-esperanca-castracao-07-09-2016_06

“De um modo geral, os animais que são castrados se tornam mais pacíficos, sociáveis e menos agitados. De acordo com investigações científicas a castração pode prolongar a vida do animal em pelo menos cinco anos. É uma grande ferramenta para reduzir a quantidade de animais sem dono, casos de abandono, maus-tratos, violência na rua e contágio de enfermidades”, prosseguiu.

A Casa Esperança, localizada em Carmo da Cachoeira, presta o serviço gratuito de castração com apoio de doações (recursos para honorários de médicos veterinários e outros gastos, como medicamentos, materiais de cirurgia, etc.). As doações podem ser canalizadas através da Casa Luz da Colina, entidade filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Outras informações podem ser solicitadas na:

Casa Luz da Colina
Rua Dom Inocêncio, 2 – Caixa Postal 82
Carmo da Cachoeira, MG, Brasil – CEP: 37.225-000
+55 (35) 98862-3260
+55 (35) 3225-1223
secretaria@casaluzdacolina.org.br