Diferentemente de 2020, um ano que nos exigiu esperança e confiança em dias melhores, 2021 foi um ano que nos exigiu resiliência. Com origem no latim, resilire, que significa “voltar atrás”, resiliência é a capacidade que o ser humano tem de lidar com problemas, de sobreviver diante de situações adversas e não ceder à pressão.  Assim foi 2021, um ano em que a humanidade buscou alternativas para continuar firme, mesmo em solo arenoso. Foi desafiador, mas nos superamos, nos reinventamos: na saúde, no trabalho, nas artes, no cuidado com o meio ambiente, e, sobretudo, na resposta às crises humanitárias que assolam os mais diversos povos, nas diferentes regiões do planeta.

O calendário do ano de 2022 da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) é um reflexo dessa resiliência, do esforço conjunto entre servidores humanitários, colaboradores, missionários, voluntários, parceiros, apoiadores, doadores, refugiados e migrantes, para construir caminhos de solidariedade e amor.

Que 2022 seja um ano de consolidação de projetos de mudanças e que na sucessão dos dias e na virada das páginas desse calendário você encontre a inspiração nos dizeres e fazeres de pessoas que se reinventam apesar de tudo.

Um bom ano a todos! Na fé, na coragem e na certeza de que a construção de mundo mais justo e fraterno é possível quando somamos nossos esforços, porque Juntos Somos Mais Fortes!