Em apenas dois dias, cerca de vinte jovens realizaram diversas ações com muita dedicação e esforço coletivo. O trabalho em equipe aconteceu no final de semana dos dias 20 e 21 de julho.

Na primeira etapa da jornada, o grupo seguiu para o lar “Dom de Maria”, que abriga vinte e cinco senhoras com necessidades especiais em situação de abandono. A instituição é mantida pelas “Missionárias da Caridade” e fica localizada na cidade de Beccar, na região metropolitana de Buenos Aires. Além do trabalho com as idosas, um refeitório comunitário também é mantido pelas irmãs.

Os missionários foram divididos em duas frentes de atuação imediata. O grupo de reparos gerais tratou da limpeza e organização das áreas em comum, enquanto a equipe de apoio arregaçou as mangas para ajudar na cozinha do refeitório. Os missionários ajudaram no preparo de cento e cinquenta refeições servidas naquele sábado. Irmã Porcia, encarregada da cozinha, ficou aliviada com a chegada da equipe extra –  “Deus sempre envia a divina providência!”, disse em tom descontraído.

No segundo dia de ações humanitárias, o grupo seguiu para a cidade de San Francisco Solano, região sul da Grande Buenos Aires, até o refeitório comunitário “Barrial Los Gurises”. O projeto existe há mais de 30 anos e atende mais de 90 crianças.

Os missionários realizaram uma grande força-tarefa no local. Limpeza, organização e reparos gerais foram feitos e deixaram os ambientes harmonizados e em melhores condições para o funcionamento do projeto.

 

Evento especial celebra Dia das Crianças no refeitório “Los Gurises”

Uma semana após a vivência missionária, membros da Rede-Luz Planetária e Coral de  Buenos Aires, também estiveram no refeitório “Los Gurises” para outra ação fraterna. O grupo filiado à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) desenvolve ações junto a este projeto há mais de vinte anos.

O projeto recebe e distribui doações de todos os tipos: roupas, alimentos, calçados, brinquedos, livros, etc.

No “Dia das Crianças”, os voluntários da Rede-Luz ajudaram a preparar e servir macarrão e empanadas para todas as pessoas que participaram do evento. Houve música, jogos didáticos, distribuição de brinquedos, alimentos, frutas e tortas.

As crianças tiveram a oportunidade de brincar, cantar, tocar instrumentos e interagir com os adultos em diversos momentos.

Há mais de cinco anos o Coral marca presença durante um final de semana por mês com apresentações e também com apoio em reparos gerais e pintura do refeitório.

A música trazida pelo Coral de Buenos Aires ajudou a sustentar o espírito de fraternidade presente durante todo o evento.

Para mais informações sobre as Vivências da Juventude Missionária pela Paz em Buenos Aires e região, entre em contato pelo e-mail: mision.humanitaria.argentina@gmail.com