Nos meses de junho e julho a Rede-Luz Porto Alegre e o Instituto Porto-Alegrense de Arte-Educação (IPDAE) promoveram diversas ações nas aldeias indígenas localizadas na zona sul e sudeste de Porto Alegre.

Foram feitas doações de cobertores a indígenas da etnia Mbyá-Guarani, que vieram do Rio de Janeiro e juntaram-se aos demais indígenas da Aldeia Tekoa Anhanteguä moradores da parada 22 da Lomba do Pinheiro.

Visita Aldeia Indigena Rede-Luz Porto Alegre FFHI

Também foi organizado mutirão para a entrega de alimentos, roupas, calçados e fraldas para Mbyás-Guaranis provenientes da Argentina. Ao chegar no Rio Grande do Sul, instalaram-se em Itapuã, e posteriormente na aldeia localizada na Lomba do Pinheiro.

Visita Aldeia Indigena Rede-Luz Porto Alegre FFHI

A doação de 70 ponches estimulou o Cacique José Cirilo Pires Morinico a paramentar-se para receber os visitantes; ele ficou muito agradecido e presenteou a Rede-Luz com artesanatos.

Outros 45 ponches destinaram-se à Aldeia Charrua Polidoro e alegraram a cacica Akuabê, que vestiu um deles imediatamente. Agradecida, disse que os ponches serão utilizados nos rituais noturnos ao redor da fogueira e convidou toda a Rede-Luz para visitar a aldeia.

Em virtude de sua localização mais distante, os Charrua estão mais isolados e por isso recebem pouco auxílio; no entanto, não deixam de cuidar com todo carinho dos cães abandonados que recolhem na estrada.

Visita Aldeia Indigena Rede-Luz Porto Alegre FFHI

No dia 12 de julho, foi realizada a primeira reunião prévia com indígenas para a Pré-Conferência de Assistência Social (Território Sul) na Aldeia Tupe Pãn, à qual a Rede-Luz se fez presente com a oferta de lanche para as 145 pessoas daquela Comunidade Kaingang.