Transformar situações traumáticas em novas oportunidades de crescimento e renovação é uma das tarefas dos missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). Sair de seu país para buscar condições melhores de vida pode ser profundamente traumático. É um salto para o desconhecido, e neste processo a incerteza e a insegurança podem deixar marcas profundas. Isso acontece hoje em diversos lugares do mundo. Também no Brasil, milhares de refugiados venezuelanos cruzam a fronteira a pé com seus poucos pertences em sacolas, trazendo filhos e toda a família.

Operação Acolhida, criada pelo governo brasileiro, procura recebê-los de braços abertos. E a Fraternidade – Humanitária (FFHI) é uma das organizações parceiras desse esforço coletivo de acolhimento. As crianças, especialmente, são extremamente vulneráveis a situações de insegurança e perda de seus ritmos naturais de vida. O que se deve fazer para evitar que as situações desafiantes se transformem em traumas é fornecer segurança, estabilidade e paz.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é a atividade lúdica. Nas rodas de canto, pintura, expressão corporal e trabalhos manuais os desafios internos vão sendo superados e as crianças vão rapidamente recuperando sua naturalidade essencial, porque são acolhidas e recebem atenção e carinho. Durante as dinâmicas de arte-educação, o sentido alegre inerente à infância é recuperado, trazendo um ar fresco de esperança e vida.

O brincar tem papel fundamental no resgate da essência infantil. É, também, uma poderosa ferramenta na cicatrização de feridas, uma vez que possibilita à criança dar sentido à vida. Pelo brincar, a criança manifesta a sua personalidade e se organiza ao elaborar seu mundo. É necessário fornecer condições para que as crianças possam se construir em uma base sólida e positiva, formar opinião a respeito do que as circunda e, com segurança, dar vazão à sua necessidade natural de movimento, percepção e exploração do mundo, crescendo com alegria.

É essencial oferecer um ambiente estável, pacífico, amoroso e interessante para exploração e descobertas. Os missionários da Fraternidade – Humanitária (FFHI) contribuem para a formação deste ambiente, funcionando como adultos de referência, pois se tornam os modelos da criança enquanto os pais vivem sua transição para uma nova vida em outro país.