Hoje encerramos as publicações em homenagem ao Dia Mundial da Água. Trouxemos ao longo desta semana diversas experiências de respeito e cuidado com este bem comum. Nesta publicação, você conhecerá a experiência da Comunidade-Luz Nova Terra, e ao final receberá um convite especial para a realização de uma grande mudança de paradigma em relação à água. Acompanhe!

Comunidade-Luz Nova Terra localizada no Vale da Gamboa, entre as montanhas da Serra de Capim – RJ , filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), e uma referência no modo de vida no meio rural, manifesta no seu cotidiano o cuidado constante com os serviços mais básicos.

Obteve recentemente o resultado das análises de laboratório das suas águas e como Pama, coordenadora da Comunidade-Luz, diz: “É uma bênção ter água pura nesta situação planetária”.

Conscientização sobre saneamento em ação

Comunidade-Luz Nova Terra, mantém um ritmo contínuo de ações cuja prioridade mais imediata é manter o consumo mínimo de água e melhorar o máximo possível o acesso à água de qualidade para todos os seres  humanos, animais, bem como para os representantes do Reino Vegetal que nela habitam.

Tudo isso está sendo possível, graças a serviços como o encaminhamento correto de lixo, o sistema de compostagem, a evacuação de águas residuais, a construção de cercas de nascentes e de esgotos sanitários, entre outros, executados por membros da comunidade, sob orientação de especialistas.

Cientes da importância do saneamento básico e da sua grande contribuição para o cuidado com o meio ambiente, alguns membros da comunidade, incluindo jovens e adultos, participam de treinamentos contínuos, que cada vez mais os capacitam para gerenciar o projeto com funcionalidade e sustentabilidade.

“Recentemente, representantes da Taboa Engenharia estiveram na Comunidade-Luz contribuindo com os seus conhecimentos e experiência prática na temática do saneamento. “Fizemos workshops e reconhecimentos das áreas. A sua visita deixou um grande impulso para continuar com mais firmeza”,  comenta Rufino, um jovem morador da Comunidade-Luz e representante do Setor dos Reinos.

“Depois de uma semana [de terem recebido a visita] começámos a aplicar as técnicas aprendidas”, acrescenta Rufino, e conclui: “um novo ciclo nos espera com novos desafios”.

O grande desafio

 Todo o grupo está ciente das mudanças que devem ser semeadas, em termos de mentalidade, costumes, modo de vida pessoal, grupal e social.

Desse modo, dizem sentir que estão contribuindo para a nova cultura da água, um grande desafio, entendido como fruto de mudanças radicais.

Um convite

Os integrantes da Comunidade-Luz Nova Terra fazem um convite aos leitores: “Retornar ao legado de culturas ancestrais e iniciar uma relação de escuta amorosa e de convivência harmoniosa com a água. Assim nos conectaremos com o seu valor vital e sagrado, reconhecendo-o sempre como um direito de todos, um patrimônio da humanidade, um bem comum”.