Neste dia 29 de setembro, escolhido pela ONU para ser o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, apontamos algumas ações simples, desenvolvidas pelo Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos, filiado à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), que contribuem para que menos alimentos e recursos naturais sejam desperdiçados diariamente.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um terço dos alimentos produzidos globalmente para consumo humano é perdido ou desperdiçado, enquanto 800 milhões de pessoas no mundo sofrem com a falta de alimento. No Brasil, em média, cada família brasileira, segundo pesquisa, desperdiça 128,8 quilos de alimentos por ano.

Há uma urgente necessidade de se reavaliar a forma como a sociedade moderna vem lidando com essa questão, e pequenas e simples ações adotadas por cada um no dia a dia podem colaborar para amenizar a situação.

As Ações do Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos

Núcleo-Luz promove várias ações de proteção aos recursos naturais e a todo o ciclo de produção, armazenamento e utilização dos alimentos.

  • Planejamento e reaproveitamento

As refeições são sempre planejadas de acordo com o número de pessoas presentes, conforme explica a irmã María Del Verdún, monja da Ordem Graça e Misericórdia, “temos como norma não colocar no lixo nenhum grão de arroz, portanto, nada se perde, tudo pode ser transformado; assim o excedente de uma refeição é reciclado e aproveitado para elaborar a refeição seguinte, em forma de bolinhos, tortas, caldos etc.”

Combate ao Desperdício de Alimentos

  • Produção e armazenamento de alimentos

Um grupo de colaboradores cuida de toda a produção de alimentos, como esclarece a monja. “Temos um setor de plantios que produz hortaliças, ervas medicinais para chás, tubérculos e frutas”.

Quanto aos cuidados com os alimentos, a irmã destaca que “os grãos e os cereais, que muitas vezes são recebidos por doação, são colocados ao sol por alguns dias e depois armazenados em geladeira para prolongar a validade”.

Combate ao Desperdício de Alimentos

O Respeito aos recursos da natureza

  • A água sempre preservada

A responsabilidade com o uso da água está presente no dia a dia do Núcleo-Luz e incluída até nos pequenos detalhes, conforme descreve a irmã: “quanto ao consumo consciente da água, usamos há muitos anos um sistema com bacias para lavar as louças. Na primeira bacia retiramos os resíduos, na segunda bacia ensaboamos a louça, na terceira bacia o primeiro enxague, na quarta bacia o enxague final com apenas um fio de água. A água das duas últimas bacias é aproveitada para regar a grama”.

E complementa: “também captamos a água das máquinas de lavar roupa para a limpeza dos ambientes e rega dos jardins e temos projetos, a curto prazo, para captação de água da chuva através do sistema de calhas”.

Perda e o Desperdício de Alimentos

  • Cadeia de produção de alimentos

Ela ainda enumera os outros processos relativos a toda a cadeia que envolve os alimentos:

  1. “Nosso setor de plantios usa sementes puras que não sofreram modificação genética, sendo nossa produção totalmente orgânica sem uso de produtos químicos e agrotóxicos no extermínio das pragas;
  2. Todo resíduo dos vegetais, as cascas de frutas e legumes que consumimos é aproveitado como adubo para a horta, através de um sistema de composteira;
  3. Para enriquecer a terra usamos rocha calcárea, esterco de gado, serragem, casca de café e o resultado da fermentação do composto;
  4. Combatemos as pragas com defensivos caseiros que não agridem o meio ambiente”.

Combate ao Desperdício de Alimentos

  • Projetos com a comunidade

Considerando que a ampliação da consciência é importante para que nova mentalidade emerja, o Núcleo-Luz de São Carlos oferece alguns projetos externos.

“Temos projetos para trabalhar com comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica no feitio de hortas usando sementes puras, motivando-as, não só a ter uma possível autossustentação, bem como desenvolver nelas uma habilidade de compreender o meio ambiente em que vivemos e toda agressão que infringimos à natureza e as consequências desses atos”, informa a irmã.