Rede-Luz da Argentina doa alimentos para evitar mais mortes de crianças indígenas

Rede-Luz Salta

Rede-Luz Salta enviou alimentos, nos primeiros dias de março, a comunidades da etnia Wichi, em Tartagal, província de Salta, Argentina, onde já morreram 8 crianças por desnutrição, apenas no mês de janeiro.

Impactado pelas notícias veiculadas sobre a mortalidade infantil, o grupo mobilizou esforços para minimizar a fome que assola indígenas daquela localidade. Com a ajuda econômica da Rede-Luz Norte, comprou mais de 400 kg de alimentos não perecíveis, além de leite e água, que foram devidamente classificados e acondicionados para chegarem em perfeito estado ao destino.

Carlos Ferro Ferro, presidente da  Fundación de Ayuda Comunitaria (FUNDAC ), foi contatado para receber as doações e fazer sua distribuição entre as comunidades wichi mais carentes, nas quais houve registro de morte de crianças por desnutrição.

A gravidade da situação sensibilizou o coração de cada participante da campanha, como se vê do depoimento de Stella Maris Pinto, membro da Rede-Luz Salta:

“Durante estes últimos meses pudemos conhecer mais sobre a grande necessidade das comunidades aborígenes de nosso país e sobre os casos de desnutrição e emergências sanitárias. Muita gente em Salta se mobilizou para ajudar e nós, como grupo, também tivemos a oportunidade de realizar este serviço, de fazer a difusão, pedidos de doação, transporte e o preparo das doações para que fossem recebidas em boas condições.

Sentimos uma alegria e um amor tão grande na realização de tudo isso, que não se pode explicar com palavras. Pessoalmente, sinto que somos guiados, somos abençoados (…) sobretudo ao realizar tudo isso com muito amor e de coração; vamos seguir orando e colaborando”.

Esta não foi a primeira vez que a Rede-Luz da Argentina prestou assistência à etnia Wichi em Tartagal. Em fevereiro de 2018, juntamente com missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), participou da Missão Confraternizar, realizada para prover as necessidades decorrentes das inundações havidas na cidade.

Desde então, o grupo de Salta se sente comprometido com os assistidos e, de seis em seis meses, se encarrega de organizar a arrecadação e a remessa de alimentos, roupas e sapatos aos necessitados. Todos os participantes da Missão Confraternizar participam da iniciativa.

Para conhecer mais sobre esse trabalho, acesse: argentina@fraterinternacional.org