No dia 29 de outubro de 2017, às 9 horas, ocorreu a quarta edição do Festival da Juventude pela Paz na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Após três edições em Florianópolis, o Festival iniciou sua trajetória itinerante sob as bênçãos do Cristo Redentor com o seguinte atributo: “Fazer novas todas as coisas!”.

O evento, de entrada livre e gratuita, começou com os movimentos suaves e precisos ensinados durante uma aula de Tai Chi Chuan. Às 10 horas, a Misericórdia Maria TV transmitiu em rede mundial a performance teatral “Unidos pela Paz”, organizada pela Comunidade-Luz Nova Terra: personagens representando várias nações, etnias e culturas passaram pelo palco montado no local. Laura e Enoc da Argentina e Rose Dália de Goiânia juntamente com outros jovens interpretaram belíssimas canções que irradiavam muita paz para todo o planeta. Ainda durante a transmissão, houve um momento de oração pelo planeta no qual jovens de várias partes do Brasil e da Argentina oraram e falaram um pouco dos Grupos Jovens que estão se desenvolvendo em suas regiões. A Bossa Nova, ritmo característico das terras cariocas, ganhou uma letra com uma roupagem permeada de fé e de amor: é a canção “A Nova Bossa Nova” que finalizou a primeira transmissão ao vivo, de manhã.

Ao meio-dia foi realizada uma Mesa Redonda cujo tema foi ao encontro do atributo do Festival: “Serviço: o caminho para fazer novas todas as coisas”. Logo em seguida os presentes foram convidados a participar da “Grande Roda” de dança e de música, atividade em grupo que acontece desde a primeira edição do Festival e que está se tornando seu símbolo de alegria e confraternização. Na sequência houve a bênção do alimento, momento de reverência e agradecimento à Mãe Natureza que nos nutre amorosamente todos os dias. O almoço vegano (sem derivados animais) foi distribuído gratuitamente a todos.

À tarde ocorreu a apresentação do Grupo de Violoncelos da Ação Social pela Música, um conjunto de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social que aprendem música e que participaram de um Ensemble (grupo de músicos) Carioca, executando clássicos da MPB no estilo da música clássica. A escola de arte marcial Dojo Reiho exibiu golpes e movimentos da arte da espada samurai chamada Kenjutsu e em seguida o “pocket show” de Luiz Moreaux e a apresentação de Prema Paz, expressando alegria em forma de música.

Além das apresentações musicais, a Galeria de Arte estava repleta de pinturas de vários artistas e abrigou a banca de sementes puras distribuídas gratuitamente. Esse local também se transformou em um espaço interativo de consciência e reflexão. Um dos princípios do Festival: “Evento 100% livre de álcool e fumaça” serviu de temática para uma “Roda viva de discernimento”. A seguinte pergunta foi proposta para os participantes da Roda: Que sente teu coração quando escuta: “Encontro 100% livre de álcool e fumaça”?

Na segunda transmissão pela Misericórdia Maria TV às 17 horas, Castello Branco e Larissa Lis ofertaram músicas autorais que vibravam notas de devoção e paz, além de expressarem letras com conteúdo que diz respeito à busca espiritual do ser humano.

O Festival da Juventude pela Paz é uma realização de jovens para jovens, mas também para a família e para a juventude de todas as idades. As crianças puderam ficar à vontade em um espaço especial feito para elas que ainda teve a atuação de uma Contadora de Histórias que mexeu com a imaginação dos pequeninos.

Para terminar a programação do Festival, a cerimônia da Comunhão Ecumênica fechou o dia com uma vivência de conexão com os níveis mais elevados de nossa consciência. São jovens impulsionando outros jovens, resgatando o espírito do ecumenismo, cultivando o respeito à diversidade e estabelecendo como meta o princípio da unidade entre todos os seres. Dessa forma, o Festival da Juventude pela Paz semeou a paz no coração da cidade do Rio de Janeiro.

Informação:

Os próximos Festivais da Juventude pela Paz serão realizados em Recife (Janeiro/2018), em Belo Horizonte (Abril/2018) e em Buenos Aires (Julho/2018).

Informe-se mais em www.juventudepelapaz.org e participe!