figueira_57_encontro_geral_by_abel_coral3Entre os dias 8 e 11 de setembro foi realizado na Comunidade-Luz Figueira, na região de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, o 57º Encontro Geral de Figueira. O encontro, que teve como objetivo a confraternização e atualização de todos os envolvidos no trabalho, teve a participação de mais de mil pessoas de 11 países da América do Sul, Europa e América do Norte.

A 57ª edição do Encontro Geral aconteceu na área de F2 e teve início na quinta-feira, dia 8, no período da tarde com a apresentação do Coral das Comunidades-Luz, formado por colaboradores, residentes e monges da Ordem Graça Misericórdia e pelo Coro do Divina MadreAssociação Maria. Em seguida José Trigueirinho Netto e Madre María Shimani de Montserrat passaram várias atualizações sobre o trabalho do grupo.

O segundo dia do Encontro foi aberto com a apresentação musical executada pelo Coral, seguida de partilha de Trigueirinho. Também foi exibida partilha de Madre Shimani gravada em Aurora.

Durante os intervalos, as pessoas puderam conhecer os estandes das Comunidades-Luz, Núcleos de Serviço, associações e instituições que fazem parte do trabalho e que foram montados ao redor do salão de F2. Em outro estande montado próximo a entrada do salão, mostrava a importância da Campanha pela aquisição das Terras do Sol e das Terras da Irmandade. Durante todos os dias do evento, muitas pessoas também aguardavam o reinício das atividades orando em grupo e individualmente.

Lívia Almeida de Queiroz, de Uberaba, Minas Gerais, percorria o estande da Comunidade-Luz Nova Terra. Se interessou pelas novidades e tirou dúvidas sobre o trabalho realizado na Comunidade. Escolheu levar um novo CD de música e o Calendário da Comunidade-Luz Nova Terra. “Eu já tenho o CD do Coral dos Jovens do Núcleo-Luz Crer-Sendo e quero conhecer este com os cânticos da Comunidade-Luz”, disse.

Lívia também ficou interessada pelo folheto da Escola Viva Parque Tibetano e aproveitou para se informar sobre o assunto. “Me chamou a atenção de ter um local com uma educação diferente, de lidar com as crianças de uma outra maneira”, explicou Lívia.

Cuidando do estande da Comunidade-Luz estava Nadia Moya, que é colaboradora da Comunidade-Luz Nova Terra, onde mora há um ano e meio com seu filho de 3 anos. “As pessoas se interessam muito pela Escola Viva Parque Tibetano, como é o método educacional, que inclui tanto a prática como a teoria e a vivência com os animais. Tem também as pessoas que se interessam pela causa animal e perguntam pelo acolhimento deste Reino e como ajudar. Muitos estão colaborando, está tendo um retorno muito bom”, disse Nadia.

figueira_57_encontro_geral_setembro_2016_estande_fraternidade_tv_5Na frente da sala de estandes da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, várias pessoas assistiam vídeos sobre o Reino Vegetal com depoimentos de Trigueirinho, membros da Ordem Graça Misericórdia, Grupo das Árvores da Comunidade-Luz Figueira e com trechos do filme “O Homem que Plantava Árvores”.

“Esta composição com os depoimentos falando sobre o Reino Vegetal dá uma noção real do que é este amor por este Reino. Vou levar o vídeo para minha família para eles poderem participar desta beleza que é este novo mundo. Foi muito tocante”, disse Lísia Maria Azevedo, moradora de Carmo da Cachoeira.

figueira_57_encontro_geral_setembro_2016_estande_fraternidade_tv_3Luciene Lima Dias veio de Salvador para o Encontro Geral, participou da Maratona da Divina Misericórdia em Belo Horizonte dias antes de chegar em Figueira. Luciene faz parte de um grupo de oração em sua cidade e acompanhava atentamente os vídeos que eram exibidos. “Estou extasiada de ver este trabalho sendo realizado aqui em Figueira, de tanta harmonia e beleza da natureza”, disse Luciene.

figueira_57_encontro_geral_setembro_2016_rede_luz_es_coordenadora_2No sábado, terceiro dia do Encontro houve partilha de Trigueirinho e de Madre Shimani. Foram feitas também sintonias com o Centro Planetário de Mirna Jad e lembrada a história da manifestação da Comunidade-Luz Figueira e sua importância na elevação da consciência dos seres e no trabalho planetário.

Léa Regina Penedo Gonçalves, coordenadora da Rede-Luz Espírito Santo, participa do trabalho de Figueira desde 1988 e sempre está presente nos Encontros Gerais. Acompanhou as mudanças que foram ocorrendo no trabalho durante todos estes anos. “É uma grande alegria estas mudanças que foram acontecendo durante estes anos e a descida da energia em Figueira como Centro Mariano trouxe o poder da oração. Esta energia que sempre foi muito forte e que mantém a Fé bastante forte. A fraternidade que a gente está vivendo neste Encontro Geral podemos ver nos olhos e nos corações das pessoas”.

Muitos colaboradores vieram de longe para participar do Encontro Geral que acontece na Comunidade-Luz Figueira desde 1988.

figueira_57_encontro_geral_setembro_2016_rede_luz_ceara_4Socorro Meira veio da cidade de Fortaleza, estado do Ceará, que fica na região nordeste do Brasil, com um grupo de 5 pessoas da Rede-Luz local. Socorro começou o trabalho junto à Figueira com um grupo de estudos há 20 anos. Hoje é uma das coordenadoras da Rede-Luz Ceará. Duas vezes ao ano visita a Comunidade-Figueira quando acontece os Encontros Gerais. “O EG é um momento de atualização. Como coordenadora sinto muito importante me manter atualizada com as instruções. Esta coligação direta com Mirna Jad é muito importante para nossa transformação e para que possamos servir melhor”, disse Socorro.

No domingo, dia 11, último dia do Encontro, foram apresentadas músicas do Coral e partilhas dos instrutores Trigueirinho e Madre Shimani.