A Rede-Luz do Rio de Janeiro têm realizado mensalmente serviços na comunidade de Guapimirim, município do Rio de Janeiro, Brasil. O trabalho consiste em doar o que é arrecadado durante todo o mês com distribuidores e comerciantes da região serrana do Estado do Rio. Além das doações, também são realizados atendimentos médicos.

O grupo que realizava a tarefa era bem grande, mas com a demanda de servidores em outras tarefas, agora ela é levada adiante por uma única voluntária da Rede-Luz da cidade. Ela conta com a ajuda dos filhos e outros colaboradores que assumiram o trabalho.

A atividade é efetuada desde 2010 em parceria com o Espaço Nosso Lar, instituição assistencial espírita que ajuda comunidades e crianças carentes com doações e oferece cursos de artesanato.

Os materiais usualmente doados são roupas, calçados, fraldas, material educativo, cobertores e brinquedos em boas condições de uso; e alimentos como leite e cestas básicas.

Juliana, membro da Rede-Luz, comenta: “Essa comunidade é carente de tudo. A falta de recursos é muito grande, assim como o estado de pobreza”. E continua: “Já foi possível fazer algumas palestras abordando temas gerais de saúde, higiene e educação. Palestras de Trigueirinho também já foram ouvidas junto ao grupo. Nosso serviço é aberto a todos do local”.