Durante os dias 14 a 17 de janeiro, 25 voluntários participaram do projeto “Amor aos Reinos” que é promovido mensalmente na Comunidade-Luz del Hermandad, em Córdoba, Argentina. Apoiado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, este projeto tem como objetivo promover a instrução e prática do plantio de árvores nativas dentro de um plano de reflorestamento em novo espaço da comunidade.

Como parte da instrução do grupo, foram partilhados dois documentários que falam sobre a importância do cuidado com o planeta e a responsabilidade dos seres humanos nesta tarefa. No documentário “Árvores Inteligentes”, por exemplo, foi mostrada a interconexão que existe entre as árvores, como sentem e como colaboram na sustentação do planeta.

Para complementar a tarefa dos voluntários que realizaram o plantio de 50 árvores de alfarroba, o grupo ouviu um trecho de uma instrução de Madre Maria Shimani, monja da Ordem Graça Misericórdia (OGM), sobre a tarefa de conscientização destas espécies em Talampaya, um parque nacional localizado em Rioja, Argentina.

A engenheira florestal María Silvestre, que acompanha o projeto de reflorestamento daquela área da Comunidade, falou ao grupo sobre a mudança ecológica do ecossistema em situação pós-incêndio, as estratégias de sobrevivência e desenvolvimento de árvores e plantas nativas e como pode ser acelerado o processo de restauração do ecossistema através do reflorestamento.

Por meio de uma caminhada pela área onde foi realizado todo o trabalho, houve um reconhecimento de espécies nativas, assim como foi realizada uma prática de como fazer sementeiras de árvores originárias do local.

O projeto vai em frente com o que é ensinado na Comunidade-Luz de la Hermandad. Outras reuniões serão realizadas pelo grupo a cada mês para aprofundar o contato e interação com os Reinos da Natureza.

Aqueles que se sentirem interessados em conhecer o projeto e quiserem saber mais sobre as atividades realizadas nas Comunidades-Luz, basta clicar aqui.