Durante os dias 15 e 16 de fevereiro, os Missionários da Fraternidade Federação Humanitária Internacional (FFHI) participaram de um trabalho com os Reinos da Natureza nas Terras da Unidade, na Comunidade-Luz Figueira, em Carmo da Cachoeira. Esse foi o primeiro módulo da Academia Missionária, que contou com uma introdução teórica aos princípios das Missões no sábado, e com um trabalho de campo no domingo.

Nas Terras da Unidade se faz um trabalho com a consciência dos Reinos da Natureza: mineral, vegetal, animal e humano. Neste local se interfere o mínimo possível com a natureza, justamente para que os seres humanos possam experimentar um modo de colaborar com ela, de forma que resgatem em si mesmos a vivência da unidade do Reino Humano com os outros Reinos. Isto se consegue ao colaborar de forma correta com a natureza, aprendendo com ela.

O Reino Mineral nos revela o equilíbrio, a sinergia entre os elementos, o solo, a água, o ar e o calor do sol. O Vegetal mostra o relacionamento correto entre o céu e a terra, o crescimento em harmonia em direção ao alto. O Reino Animal tem muitos dons que ao longo do nosso desenvolvimento nós perdemos como a espontaneidade, a pureza, a fidelidade. Através deste relacionamento com os outros seres, muitas coisas vão sendo construídas dentro de nós, e também dissolvidas em nós. Coisas que atrapalhavam nosso processo pessoal: a sensação de isolamento e solidão. Além disso, os missionários aprendem a resgatar o valor do serviço coletivo e colaborativo, sendo úteis a si mesmos e ao planeta.

As Terras da Unidade fazem um trabalho silencioso e recolhido. Lá, procura-se não impor nossas noções humanas à natureza. Não há plantios extensos, nem criação utilitária de animais. A preocupação maior é sentir em nós a consciência de nossa unidade com o Todo.

Essa vivência na natureza foi uma forma prática da Academia Missionária demonstrar o que havia sido estudado teoricamente durante o primeiro dia, que foram os princípios e atributos das Missões. Muito do que foi visto teoricamente pode ser testado no trabalho de campo e contribuiu para a preparação do grupo para as missões mais exigentes que fazem parte da ação da Fraternidade Humanitária (FFHI). A Academia Missionária é uma formação sistêmica e contínua para participar de qualquer trabalho missionário, principalmente nas Missões Permanentes, onde se trabalha em parceria com outras agências internacionais.

Os relatos finais, na avaliação de encerramento, demonstraram o quanto o trabalho foi impactante para todo o grupo, e de como as soluções surgiam espontaneamente, em silêncio, como se uma sensação de unidade dirigisse os movimentos e ações necessárias a cada situação.

As Vivências Missionárias acontecem periodicamente, mantenha-se informado pelo Portal da Fraternidade ou entre em contato com a Secretaria das Missões para participar.