Uma Vivência de Agricultura Biodinâmica para crianças e jovens foi desenvolvida na sede da Casa Luz da Colina, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, entre a sexta feira, 10 e o domingo, 12 de junho. Participaram quinze menores de Carmo da Cachoeira, São Bento Abade e Boa Esperança, cidades do Estado de Minas Gerais, Brasil.

A atividade faz parte de um projeto conjunto da entidade anfitriã e o Espaço Recanto da Folha, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Este encontro foi o primeiro de vários que se levarão a cabo mensalmente. Nesta ocasião, foi iniciada a construção de uma horta mandala com o cultivo de hortaliças, ervas medicinais e flores companheiras, num sistema integrado. Também foram apresentados conceitos sobre a importância do alimento saudável e soluções sustentáveis dentro de um sistema de horta.

O evento, denominado ‘Semeando e plantando amor com crianças e jovens na Terra’, começou com a projeção da comédia Divertida Mente, do norteamericano Pete Docter, na noite de sexta-feira, e prosseguiu com as tarefas práticas no sábado (de manhã e de tarde) e no domingo (de manhã). Foi focalizado por Aly Baptista, técnico ambiental, ecoeducador e assessor em permacultura, da cidade de Porto Alegre. Ele explicou que este trabalho ‘busca integrar crianças e jovens de comunidades carentes a uma realidade mais fraterna e humana, através da pedagogia do fazer, onde as aprendizagens surgem das atividades que os alunos realizam, em resposta direta às necessidades de seu entorno e não de conceitos abstratos’. A experiência já é desenvolvida em escolas públicas do Rio Grande do Sul e na Associação Comunitária Monte Azul de São Paulo.

Segundo o técnico, entende-se por agricultura biodinâmica o trabalho agrícola desenvolvido em consonância com as energias que criam e mantém a vida. É um método ecológico baseado nas teorias de Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia. Utiliza fertilizantes orgânicos fabricados de uma forma que respeita a saúde da terra e das plantas, garantindo uma nutrição saudável para os animais e o ser humano.

A experiência desenvolvida na Casa Luz da Colina inclui o uso de várias técnicas sustentáveis como o consórcio de culturas nos cultivos de inverno; práticas de permacultura na elaboração de canteiros como cobertura vegetal e canteiros em vários níveis; planificação da horta para que irradie beleza no momento de produzir alimentos, para que amplie a imaginação da criança e para que produza uma grande variedade de alimentos importantes. Nos próximos encontros, os participantes também aprenderão a preparar receitas de biofertilizantes; fabricar o composto fermentado e dinamizar os preparados básicos da biodinâmica.