Sábado, 23 de junho

A Missão Egito completou seu nono e último dia de ajuda humanitária no Cairo, Egito. Na manhã deste sábado, 23 de junho, os missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) acudiram ao lar de idosos localizado no bairro de As Subra, onde participaram de uma missa e se despediram dos internos.

Presente das Irmãs da Caridade

Durante a celebração religiosa, o sacerdote agradeceu ao grupo missionário pela ajuda oferecida durante sua permanência. Posteriormente, as Missionárias da Caridade encarregadas do local também transmitiram seus agradecimentos: ofereceram um cântico e presentearam cada membro da missão humanitária com uma medalha de Madre Teresa de Calcutá (fundadora da ordem das Missionárias da Caridade) e um chaveiro, com uma bíblia em miniatura.

O grupo percorreu as duas alas da casa e se despediu de todos os senhores e as senhoras que vivem lá, assim como dos colaboradores do lar.

Colaboradoras se despedem em As Subra

“Conseguimos perceber que o vínculo de amor que se criou durante a missão entre nós e todos os que conhecemos na casa foi bastante intenso. A união criada entre todos transcendeu idiomas, culturas e crenças. Notamos igualmente que os laços de irmandade, oração e serviço com as Irmãs da Caridade se fortalecem a cada missão humanitária na qual nos toca compartilhar experiências”, sintetizou a missionária Rosi Freitas.

A Missão

Serviço na creche durante a semana

A Missão Egito foi cumprida por sete missionários: cinco brasileiros e dois voluntários portugueses da Rede-Luz Europa. Foi desenvolvida em duas casas de serviços das Irmãs da Caridade: uma delas está no bairro de As Subra e abriga idosos de ambos os sexos resgatados das ruas do Cairo; a outra oferece atendimentos de berçário aos filhos de pais com poucos recursos financeiros e que passam o dia reciclando lixo, para vendê-lo para indústrias recicladoras da região. Este local se encontra localizado em Mokattam, um bairro da periferia da capital egípcia, habitado principalmente por cristãos.

A Missão Egito fez parte da Campanha pela Paz e foi levada adiante em apoio à Peregrinação pela Paz na Europa. Nesse contexto, teve como propósito irradiar paz para toda a região do Oriente Médio e o continente africano.

 

Tarefa humanitária no Cairo