O caminho à Unidade

A energia crística não se oculta aos olhos de ninguém, está presente nos menores fatos da vida das pessoas, indicando-lhes o caminho à Unidade, procurando dissolver a separatividade e a disputa, fato bem pouco compreendido mesmo entre os seus pretensos seguidores.

Sua suprema sabedoria busca despertar nos homens a consciência de que a verdadeira existência, o Reino, encontra-se além dos limites. A vida do Espirito é o portal dessa existência e, por caminhos pelo amor infinito, a ela é conduzido o indivíduo; porém, só aquele que continuamente renuncia à hostilidade própria do ego consegue cruzar esse portal.

Ouça o áudio de Trigueirinho sobre o tema icone-audio

Diante da Verdade, da Luz e da Vida

No transcurso da evolução terrestre, inúmeras vezes um indivíduo é colocado diante da Verdade, da Luz e da Vida. Em algumas dessas oportunidades que lhe são oferecidas, consegue romper os densos véus de ilusão que lhe obscurecem a consciência, evocando do seu mais íntimo núcleo interior uma resposta positiva, uma abertura e um passo em direção à vida espiritual. Porém, essa ainda frágil adesão ao chamado interno facilmente é negada quando surgem situações de provas.

O ser humano muitas vezes esquece-se de que a manifestação de uma nova existência requer obras e atos em conformidade com o que ela inspira. As bases dessa nova existência só podem emergir em um coração onde o amor transcendeu as expressões pessoais, em um coração que reconheceu que todo esse amor provém d’Aquele que alenta os universos e a Ele deve ser oferecido. O homem que se integra a esse amor nada teme, no céu ou na terra comunga da união com a Fonte, e fatos temporais não podem usurpar-lhe a eternidade.

A história da Terra, entretanto, revela que o ser humano não compreendeu essas simples leis espirituais. A influência que os objetos e conceitos materiais exercem sobre ele é mais forte do que sua fé na providência e misericórdia dos planos espirituais. Teme pelo efêmero, afastando-se do essencial. Propala sua crença, porém pouco a confirma em seus atos.

Quantos conseguem manter-se fiéis à meta interior?

A pretensa evolução desta humanidade leva-a a supor que se encontra em elevados estados de consciência e que realizou grandes feitos, porém quantos conseguem manter-se fiéis à meta interior da sua existência quando acossados pelas forças da matéria?

Continuamente a humanidade esteve diante da opção de se integrar à luz e à verdade. Insistentemente foi chamada a unir-se Àquele que lhe concede a existência; porém, envolvida com rumores de vozes que lhe prometem prazeres e deleites, não escutou o Chamado.

Principalmente nesta época de crise, a grande maioria deixa-se seduzir pelo já corrompido mundo material e obstinadamente resiste à penetração da energia do Espírito, cada vez mais abrindo campo para o domínio de coisas não elevadas.

“Deixo o mundo”

Antes que a paz se instale no interior de um ser, ele pouco pode contribuir para a paz no mundo que o cerca. Antes que ele supere o egoísmo, não pode ajudar na manifestação do amor e da união entre os homens.

Atualmente, vive-se tempos em que a essência interna de muitos seres clama por entregar-se a realidades mais profundas. Cristo anunciou: “Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto ao Pai” (João 16,28).

No entanto, a maior parte da humanidade mantém-se afastada da luz da sabedoria. Aqueles que verdadeiramente podem compreender o que hoje ocorre no mundo recolhem-se e dedicam-se a um trabalho silencioso de reequilíbrio da vida planetária.

Livro de Trigueirinho: Páginas de Amor e Compreensão
Nome do artigo no livro: As trilhas rumo ao espírito sempre estiveram abertas a todos
Áudio da Irdin – completo em: Conversas com Trigueirinho nº 605