Semana do Brincar_07Mais de 250 menores passaram uma divertida manhã de sábado no bairro Bom Retiro de Carmo da Cachoeira, estado de Minas Gerais, Brasil, com as atividades lúdicas que organizou a Casa Luz da Colina, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, no marco da Semana Mundial do Brincar, uma iniciativa da organização Aliança pela Infância.

O evento foi levado adiante por voluntários da Escola Parque Tibetano e Casa Arte Educação, unidades da Casa Luz da Colina, com o apoio de Missionários da Fraternidade, monges da Ordem Graça Misericórdia e outros colaboradores. Realizou-se no sábado, 28 de maio de 2016, no Salão Comunitário Paroquial do bairro Bom Retiro.

Semana do Brincar_07Crianças de todas as idades deram rendas soltas a sua alegria, imaginação e criatividade com as propostas apresentadas pelos 20 monitores, as quais incluíram rodas, brincadeiras educativas e conselhos dados em forma lúdica. Houve também música, bolo e sucos. Tudo foi enquadrado dentro do tema da Semana Mundial do Brincar para esta sétima edição anual: ‘O brincar que encanta o lugar’.

Desde pouco antes das 9 da manhã, os mais entusiastas, sob a orientação de alguns monitores, começaram a formar em frente da capela do bairro duas linhas pareadas e a entrelaçar as mãos para iniciar a brincadeira do túnel.

Semana do Brincar_03Após vários minutos, uma potente voz irrompeu no ambiente com uma alegre canção infantil que atraiu a atenção de todos. Tratava-se de um dos monitores, que começou a reunir os presentes numa grande roda e a passar mensagens educativas cantadas, com o apoio de ferramentas recicladas que, em suas mãos, iam magicamente tomando formas de animais, flores e astros, sob o atento olhar dos pequenos.

Em seguida, imitando um ruidoso trem, todos entraram, em fila indiana, no salão paroquial, onde se distribuíram nas diferentes mesas preparadas especialmente para fazer voar a imaginação com lápis de cores, pinceis, papel, cartolina, cola plástica, tesoura e outros materiais. Os monitores foram criando também diversos brinquedos com elementos reciclados, os quais encontraram rápida resposta de muitos interessados, os quais, alinhados em pacientes filas, foram acessando suas unidades e recebendo instruções sobre como utilizá-las.

Com o avanço da manhã, foi aumentando a presença, num fluxo incessante de entrada e saída. O espaço habilitado ficou pequeno. A ‘encantada’ manhã de sábado terminou com um festejado lanche.
O Dia Internacional do Brincar foi instituído em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Ludotecas e é celebrado no dia 28 de maio. No Brasil, foi promovida pela Aliança pela Infância, e, de forma autônoma, acabou-se estendendo a toda uma semana.