Com alegria, dinamismo e muita fraternidade foram realizados dois cursos diferentes, em F2, uma das áreas da Comunidade-Luz Figueira, na semana que se encerrou.

Um deles denominado “Oficina de Aprofundamento em Interpretação Coral”, ministrado por Jose Carlos D’Uva, colaborador voluntário da Fraternidade – Missões Humanitárias Intenacionais (FMHI), regente e mestre em Pedagogia Musical, que veio de Portugal para nos brindar com sua vasta experiência, aplicada em várias escolas e corais, e em diversas ações de caráter humanitário realizadas na América do Sul e em Angola.

Oficina de Aprofundamento em Interpretação Coral

Crianças e adultos da Comunidade-Luz Figueira, integrantes do Coral e demais inscritos, vindos de várias partes do Brasil, foram conduzidos pelo método, desenvolvido por Jose Carlos, “Crescer a Cantar”, que é também título de seu livro.

Com relação à oficina ofertada às crianças, disse: “sinto-me na responsabilidade de ajudar progressivamente a implementar os pilares da escola, apostando na formação dos pequenos, como se fosse um viveiro”.

Já para os adultos, segundo ele, a proposta foi de “alavancar um impulso para o coral adulto continuar a elevar-se cada vez mais, numa dimensão que pode ser mais explorada, principalmente com relação à expressividade”.

Na última sessão, o regente uniu a oficina das crianças com a dos adultos, para uma apresentação aos pais, que, no final, acabaram participando também. “Senti que valeu a pena ter vindo, as sementes ficaram”, comentou Jose Carlos, com muita alegria.

Astronomia Agrícola

O outro curso, “Astronomia Agrícola”, contou com o amplo conhecimento e sabedoria do professor João Batista Santiago Freitas, agrônomo, com doutorado em bioquímica, e vários pós-doutorados em astronomia agrícola, que é uma ciência que ensina a respeitar o movimento cósmico para o plantio e demais cuidados com as plantas.

Astronomia Agrícola

Segundo ele, “quando se planta à revelia do movimento cósmico ficamos sem referência de como minimizar os efeitos de estresse causado pelo magnetismo do Cosmos nas plantas”.

O curso veio ampliar a consciência de colaboradores e coligados que já atuam com plantios e com agroflorestas, uma vez que a astronomia agrícola, além de maximizar os objetivos de cultivo, ainda é utilizada como ferramenta para se opor ao uso de venenos, o que já é prática e princípio primordial na Comunidade-Luz Figueira.

Astronomia Agrícola

“Nesse estudo milenar, aproveitamos o movimento astronômico para fazer o manejo dos plantios para minimizar o ataque de pragas e melhorar a produção, sem uso de agroquímicos”, explicou o professor.

De forma natural, respeitando o ciclo lunar, e a observação cuidadosa de cada espécie de planta, o conteúdo do curso oferece a possibilidade de resgate dos laços entre a humanidade, o Reino Vegetal e o Cosmos, demonstrando cientificamente que tudo está coligado em uma relação de interdependência.

Com essas dádivas que a Comunidade-Luz Figueira recebeu, com estudos tão edificantes, não somente os participantes dos cursos, como também os colaboradores inseridos nos ritmos da área, nas diversas tarefas de apoio, atuaram com comprometimento, vibrando em cooperação, paz, harmonia e muita gratidão.