O 3º Encontro da Rede Missionária Planetária expôs a necessidade de contar com um grupo de voluntários que sustentem as atividades das Casas de São José para Ajuda Humanitária, na cidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. O tema foi apresentado por Ricardo Baumgartner, coordenador do setor de Emergências e Ajuda Humanitária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, durante a reunião de encerramento do evento, realizado na Comunidade-Luz Figueira nos dias 13 e 14 deste mês de março.

Casa de Acolhimento de São José

Ricardo explicou que dessa forma os missionários da Fraternidade poderiam dispor de maiores possibilidades para atender às crescentes demandas de missões humanitárias em diferentes lugares do planeta. “Já estamos com duas missões permanentes, uma em Roraima, no norte do Brasil, e outra na Grécia, e sabemos que os Mensageiros Divinos só esperam o surgimento de mais voluntários para realizar outros pedidos. Então, como nem todos dispõe de tempo para longas missões, poderiam dar uma grande ajuda vindo nos substituir na sustentação das Casas de São José, de modo que estas continuem prestando normalmente todos os seus serviços”, sinalizou o missionário.

Casa de Acolhimento

Casas de São José
A Fraternidade conta em Carmo da Cachoeira com quatro Casas de São José, as quais oferecem uma ampla gama de assistência social. São elas: a Casa de São José, onde se hospedam os missionários masculinos e os voluntários durante as vivências missionárias; a Casa Maria Rosa da Paz, que acolhe igualmente os seres femininos; a Casa de Acolhimento de São José, hospedagem de pessoas que se encontram sem moradia estável ou em recuperação de dependência de álcool e drogas; e o Galpão de São José, onde se recebe e distribui todo tipo de doação (roupas, calçados, móveis, utensílios domésticos, livros, brinquedos, material elétrico, etc). Os missionários atendem a necessidades nos bairros mais carentes e desenvolvem tarefas conjuntas com organizações de ajuda social de várias cidades de Minas Gerais.

O grupo de sustentação das Casas de São José abriria uma quarta instância de participação na Rede Missionária Planetária, que até a data está formada pelo grupo matriz (missionários consagrados ao serviço 24 horas por dia, 365 dias do ano), o grupo secundário (os que somente participam de missões específicas) e o grupo regional (membros da Rede-Luz e outros colaboradores que dão continuidade às missões executadas pelo grupo matriz).

Ricardo detalhou que outras formas de colaborar com as missões humanitárias da Fraternidade poderiam ser oferecidas: apoio logístico (organização de transportes, hospedagens, rede de contatos locais, alimentação etc), apoio financeiro individual ou grupal, apoio em espécies (frutas, desidratadas, sementes e outros).

Asilo em Carmo da Cachoeira

Vivências Missionárias
O coordenador também reiterou o convite a todos os interessados em se doarem aos mais necessitados para que participem das Vivências Missionárias, de uma semana de duração, que se realizam mensalmente em Carmo da Cachoeira, ou para realizarem ritmos, fora das Vivências, nas Casas de São José. Explicou que essas experiências permitem ir forjando em cada um o espírito missionário e desenvolvendo as condições para que possam posteriormente participar de missões mais exigentes.

O 3º Encontro da Rede Missionária Planetária reuniu 150 pessoas, a maioria colaboradores de grupos Rede-Luz do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Espanha. Eles foram atualizados sobre a expansão das missões permanentes na Grécia, Roraima, Chaco (Argentina), Paraguai, as Casas de São José e a última missão desenvolvida no Chile. Também vivenciaram o serviço em três asilos das cidades de Carmo da Cachoeira e Nepomuceno, na Casa de Acolhimento de São José, no Galpão de São José e na cozinha da Casa 3, local da Comunidade-Luz Figueira que oferece almoço vegetariano à comunidade carente de Carmo da Cachoeira.

3º Encontro da Rede Missionária Planetária

Os interessados em obter mais informações sobre a rede de voluntários para as Casas de São José ou em se inscrever para as Vivências Missionárias podem contatar a secretaria da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, de segunda à sexta-feira, no horário das 8:00 às 18:00h.

Telefone: +55 (35) 3225-1233

e-mail: secretaria@fraterinternacional.org

Rua Presidente Antonio Carlos, 400, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais