Nos próximos dias 25 e 26 de março, a Rede-Luz Uruguai realizará uma jornada de serviço no “Refúgio de Cães Mucho Bicho” que fica em Tacuarembó, região centro-norte do Uruguai. O local funciona por meio de voluntários e abriga cerca de 200 cães.

A atividade principal desta jornada de serviço será a limpeza do local, com o corte do mato, limpeza dos canis e dos recipientes onde são armazenados os alimentos. Também será feita a alimentação dos animais.

Participarão 12 pessoas entre adultos e adolescentes de diferentes lugares do Uruguai: Ciudad de la Costa e Costa de Oro, departamento de Canelones, e dos departamentos de Rocha, Tacuarembó e Lavalleja. Também farão parte do grupo outros membros da Rede-Luz dos departamentos da Florida e Paysandú, além das filhas de Maria.

“As colaborações dos voluntários do refúgio são esporádicas e a situação é muito precária com relação ao estado dos abrigos dos animais e da higiene. O local conta com apenas duas torneiras de água potável e não possui energia elétrica”, explicou Leticia Cardama, coordenadora da Rede-Luz Uruguai.

A atividade responde a um pedido de Maria feita na aparição do dia 13 de dezembro de 2015, onde apresenta suas 33 aspirações para o Uruguai, como a fraternidade com organizações em prol do cuidado e proteção do Reino Animal e a expansão da importância no cuidado e proteção aos animais.

A intenção do grupo é repetir a atividade no abrigo de cães a cada dois ou três meses. “Nas próximas visitas aspiramos incluir a tarefa de oficinas sobre a guarda responsável de cães e contribuir com outras necessidades do refúgio, como canalização de água e reparos nos abrigos dos cães”, disse Leticia.