Servindo aos mais excluídos

A primeira experiência com pessoas em situação de rua aconteceu em dezembro de 2012, quando os membros do Grupo Rede-Luz de Nova Friburgo, cidade do estado do Rio de Janeiro, Brasil, ofereceram uma ceia de natal. A partir daí, uma vez ao mês, a equipe se reúne na Praça Getúlio Vargas e sai para desenvolver as atividades de serviço.

Ronda pela cidade

O grupo, composto por seis pessoas, parte em veículos particulares para um serviço de ronda pela cidade, quando visitam cinco pontos diferentes no centro e também no distrito de Conselheiro Paulino. Entre as atividades desenvolvidas estão: cadastro das pessoas em situação de rua, atendimentos médicos e psicológicos, entrevistas, aconselhamento espiritual, corte de unhas e cabelos e distribuição de lanches (sanduíche, frutas e alguma bebida, chocolate quente no inverno e suco no verão). O grupo também faz a distribuição de roupas, calçados, cobertas e kits de higiene. As doações chegam por diversos meios, principalmente por amigos dos membros da Rede-Luz que procuram o grupo.

Pessoas em situação de rua

A cada lugar percorrido o grupo encontra moradores de rua em situações diversas. Com cada um deles procuram estabelecer um contato, um diálogo e sempre oram de mãos dadas. O servidores entendem que um abraço fraterno, um sorriso, um aperto de mão, sempre são valiosas ferramentas de união e fraternidade. A assistência espiritual acontece através de palavras de conforto, estímulo, esperança, mas principalmente por meio de orações que fazem ao término de cada contato.

Dependência química

Segundo informam os coordenadores, a dependência química é a característica principal desse grupo. A maioria dos dependentes consomem álcool e alguns também são usuários de drogas. No entanto, muitos se envolvem com esses vícios em função do meio. Alguns perderam a família ou foram abandonados por elas e outros perderam o emprego.

Quando é identificado o interesse do dependente em sair dessa situação, a equipe da Rede-Luz Nova Friburgo procura viabilizar o ingresso do morador de rua em alguma instituição de recuperação de dependentes químicos. Sempre buscam conhecer a trajetória de cada um e perguntam se pretendem mudar de vida.

Encaminhamentos

Com essa atividade de triagem, duas pessoas em situação de rua já foram encaminhadas para entidades vinculadas à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Uma foi acolhida na Comunidade-Luz Nova Terra, e outra no Santuário dos Reinos, ambas situadas na região serrana do Rio de Janeiro, e onde o grupo conta com a ajuda de uma médica psiquiatra, que é membro da Rede-Luz.

Colaborações

Membros do grupo Rede-Luz no Santuário dos Reinos

Nem todos os membros do grupo Rede-Luz atuam diretamente nas atividades de rua, alguns colaboram através de doações. Outras pessoas da sociedade local, como jovens universitários e pessoas pertencentes a outros segmentos religiosos, também participam.

“A principal terapia é através da oração, mas quando identificamos algum irmão com algum problema de saúde, que necessite alguma assistência mais urgente, levamos ao hospital municipal da cidade, onde muitos já foram ali internados, tratados e até submetidos a cirurgia por ação do grupo. Temos uma médica no grupo, que infelizmente não está mais participando, em função de problemas de saúde. Estamos necessitando deste apoio atualmente”, disse Wantuil Araújo, um dos coordenadores do grupo.

Nilson Geraldo, outro membro coordenador do grupo Rede-Luz, explica o que representa para os atendidos a presença de um grupo como esse. “Nossa presença representa um alento. São todos agradecidos pelo nosso contato. Não só pelo recebimento de um agasalho ou pequeno sanduíche, mas principalmente pelo aperto de mão, pelo abraço caloroso e fraterno. Eles resgatam sua identidade se sentindo como gente e por alimentar a esperança de um dia melhor no futuro. Reconhecem o grupo a cada visita e muitos se emocionam. No entanto, é enfatizado que a presença do grupo é acima de tudo a presença de Deus, que não os deixam abandonados nunca.”

Projetos

Os participantes do grupo Rede-Luz prosseguem na tarefa com intensa motivação, visando aprimorar o trabalho com integração a outros grupos da sociedade. Segundo informam, o projeto é de tornar a atividade semanal, num local fixo, com estrutura de banhos, assistência médica, odontológica e psicológica, com profissionais voluntários. Contam, ainda, que depois de cada tarefa se sentem mais fortes pela certeza de que Deus está presente.

Resgate da identidade

João Carlos está em situação de rua no distrito de Conselheiro Paulino. Sua mãe mora na cidade vizinha de Carmo, mas ele não consegue viver com a família. Está sem emprego e perdeu todos os documentos. Entrando em contato com esta situação, o grupo Rede-Luz resolveu ajudar. “Temos um advogado no grupo e ele conseguiu resgatar uma cópia da Certidão de Nascimento na cidade natal de João Carlos. Este documento era imprescindível para obter os outros necessários como título de eleitor, identidade, CPF e carteira de trabalho”, disse Wantuil.

Para a alegria do grupo, após a regularização dos documentos, João Carlos conseguiu alugar um quarto para dormir. O valor do aluguel ele consegue obter através do recolhimento e venda de papelão, juntamente com a cotização que o grupo está fazendo para apoiá-lo nessa despesa. O grupo Rede-Luz também conseguiu junto a um restaurante o fornecimento de uma marmita para ele três vezes por semana.

“O abandono desses irmãos pelo poder público faz com que eles se sintam protegidos com a presença do grupo. Há casos de intelectuais, farmacêuticos, administradores de empresa, teólogos, músicos, artesãos e criminosos, todos buscando uma oportunidade de recuperação. Mas o que predomina é a necessidade de amor próprio e de perdão”, explicou Wantuil.

Informações:

redeluzriodejaneiro@fraterinternacional.org