Porto de Santos

No início do mês de agosto, Rosi Freitas, do Grupo Rede-Luz Guarujá, resolveu ligar para os terminais portuários, em Santos, para saber se teria alguma doação de alimentos. A atividade já faz parte da rotina do grupo, que costuma recolher doações do programa do Ministério da Agricultura do Brasil que encaminha para entidades filantrópicas alimentos de ótima qualidade denominados “Saldo de Amostras”.

“Normalmente, são eles que nos acionam e nos pedem para ir buscar as doações, mas desta vez tentamos arriscar o ‘sim’ uma vez que o ‘não’ já tínhamos” – conta Rosi.

Caminhonete com as doações

E o resultado foi positivo. Foram arrecadadas um total de 230 quilos frutas (nectarinas, ameixas, pêssegos e peras) super selecionadas e de primeira qualidade que foram acomodadas na caminhonete companheira de tarefas de nome “Paz”. O destino das doações foi a Comunidade-Luz Figueira, localizada em Minas Gerais, Brasil.

“Foi uma alegria levar frutas tão raras e especiais para os irmãos que estão nas Comunidades-Luz, e que devido ao seu alto custo, não teriam como adquiri-las e oferecer aos seus residentes, já que as Comunidades vivem de doações. Eles festejaram e ficaram super felizes em poder saboreá-las”.

Recebendo os alimentos

Conforme depoimento de Zara – residente da Comunidade-Luz Figueira e responsável pelo recebimento e distribuição dos alimentos entre suas diversas áreas – “A primeira coisa que vejo é que a lei da manifestação não falha. Quando estamos precisando de algo, sempre chega. E foram frutas maravilhosas, de primeira qualidade. O interessante foi que eu distribuía, distribuía e nunca acabava.”

Depois da primeira doação, o grupo da Rede-Luz Guarujá foi contatado, no dia 03 de agosto, por um dos terminais do Porto de Santos para recolher mais 480,5 quilos de frutas e legumes, como alhos, peras, limões, laranjas, e kiwis. Wanderley Freitas, membro da Rede-Luz Guarujá, buscou as doações e alegrou-se ao ver tantas caixas. “Só de limão contamos 96 caixas! 78 caixas foram entregues na Comunidade Figueira e 18 caixas foram distribuídas na Comunidade Morrinhos, no Guarujá.”

E como não poderia levar os alimentos para a Comunidade-Luz Figueira, uma parte das doações foi encaminhada para um grupo de Peregrinos em São Paulo que estava indo para o Centro Mariano de Figueira e outra parte foi distribuída para as 60 famílias cadastradas na Comunidade Morrinhos IV.

Morrinhos IV

Distribuição em Morrinhos IV

A Comunidade de Morrinhos IV fica no Guarujá, e desde 2014 as famílias mais carentes e necessitadas recebem ajuda do grupo por meio de diversos tipos de doações. Desta vez foram 60 quilos de cebolas e 20 quilos de alhos, que faziam parte dos alimentos arrecadados no Porto de Santos via Ministério da Agricultura. Além destes alimentos, o grupo doou verduras, hortaliças e frutas recolhidas em um comércio local.

“Foi uma benção, um presente do céu poder levar essa doação até os peregrinos. Embora, eu não pudesse fazer essa viagem, senti-me muito unido a todos nessa Celebração de Amor. E foi uma alegria saber que os peregrinos puderam levar os frutos de nossa Mãe Natureza para suprir as necessidades da Comunidade-Luz”, disse Wanderley.

Informações:

redeluzsaopaulo@fraterinternacional.org