Voluntários da Rede-Luz Florianópolis fizeram uma visita à aldeia indígena do Morro dos Cavalos, localizado no município de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, Brasil. O grupo trouxe doações de cestas básicas e roupas para as 34 famílias da etnia Guarani que vivem no local.

A atividade ocorreu no domingo, 17 de dezembro, em um clima de alegria e fraternidade. Após a distribuição de alimentos e roupas, um coro de crianças e jovens da aldeia fez uma apresentação na escola indígena Itaty, entoando canções da cultura guarani. Um dos instrumentos utilizados no acompanhamento foi um violino que foi doado pelos membros da Rede-Luz Florianópolis. “Foi um momento musical radiante, como forma de retribuição e também como gratidão a Deus (Nhanderu ou Tupã na língua Tupi-Guarani), por sempre escutar suas súplicas”, disse Hugo Camarinha, um dos oito membros do grupo visitante.

Membros do coral em frente à escola Itaty

Mais tarde, o cacique Teófilo Gonçalves levou os visitantes à Opy (Casa de Reza) da aldeia, localizado na parte mais alta do morro. Com sua fala branda e discreta, o líder indígena explicou que este é o lugar onde todos se encontram no final do dia e onde são realizadas as comemorações e exercícios espirituais. Lá, Teófilo descreveu a situação da comunidade e respondeu perguntas sobre os principais desafios e problemas que os povos indígenas enfrentam no Brasil.

Contato com Deus

O líder guarani revelou que a dificuldade em obter lucros com a comercialização de seus artesanatos típicos agrava as precárias condições de subsistência dos indígenas. “Por isso ficamos  muito agradecidos quando nos ajudam. A maioria da sociedade geralmente se esquece de nós”, disse o cacique.

Entrada na “Opy” da aldeia guarani

Ele acrescentou que a busca do contato com Deus, através dos ritos praticados na Casa de Reza, é uma ajuda fundamental para obter força e orientação para as inúmeras provas que a aldeia deve passar todos os dias. Finalmente, Teófilo entoou uma prece em Guarani para finalizar o encontro.

A Rede-Luz Florianópolis planeja dar continuidade as atividades desenvolvendo outras tarefas na aldeia, como a construção de uma horta e o cultivo de árvores.

Mais informações: redeluzsul@fraterinternacional.org