Com os objetivos de contribuir para a sustentabilidade do planeta e oferecer alternativas mais econômicas, o grupo da Rede-Luz Curitiba, do estado do Paraná, Brasil, realizou uma oficina para a elaboração de fraldas e absorventes ecológicos.

A atividade aconteceu no dia 7 de julho de 2018, e contou com a participação de 18 pessoas, entre membros dos grupos da Rede-Luz Curitiba, Joinville, Balneário Camboriú, São Bento do Sul e Rio de Janeiro, assim como representantes da Comunidade-Luz Nova Terra e da aldeia indígena Teoká Tarumã, situada em Araquari, estado de Santa Catarina.

A proposta consistiu em formar agentes multiplicadores para a confecção de fraldas e absorventes reutilizáveis, para doá-los às famílias pobres das cidades e das aldeias indígenas, assim como para enviá-los aos refúgios de venezuelanos indígenas e não indígenas localizados nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, estado de Roraima.

“O encontro desenvolveu-se em um clima de muita união e fraternidade e todos participaram ativamente, mostrando-se bastante entusiasmados pela continuidade do treinamento, de maneira que outras pessoas também possam aprender a confeccionar estas peças de grande utilidade”, ressaltou Lila Hossaka, coordenadora do grupo da Rede-Luz Curitiba.

A instrutora

A instrutora do curso, Denise de Oliveira Nobre Aguiar, integrante da Rede-Luz Curitiba, preparou um folheto ilustrado com fotografias, com uma descrição detalhada dos passos a seguir na elaboração das fraldas e dos absorventes femininos reutilizáveis. Esse material impresso estará disponível em breve, de forma gratuita, para todos os interessados na confecção das fraldas e dos absorventes, com a finalidade de doação.

Denise é professora aposentada, especializada em educação ambiental e em confecções artesanais. Motivada pelas dificuldades que os refugiados venezuelanos atravessam em Roraima, decidiu aprender a confeccionar as fraldas e os absorventes ecológicos, para enviá-los em doação. Logo em seguida, teve a ideia de impulsionar as oficinas para a difusão da técnica.

Aldeias indígenas

Participantes do curso ecológico

“Trata-se de uma iniciativa de muito valor para os tempos atuais, considerando-se o impacto ambiental da acumulação de resíduos plásticos”, avaliou Luiz Alberto Carvalho Siqueira, coordenador da Rede-Luz Joinville. Ele explicou que, para o seu grupo, o tema adquire maior relevância devido à frequente prestação de serviços nas aldeias indígenas do sul do Brasil.

A Rede-Luz Curitiba prevê a continuação da atividade, realizando encontros quinzenais, para que mais pessoas possam aprender e repassar a técnica, construindo assim uma cadeia do bem.

Os interessados em obter mais informações podem escrever para: